Banner

Marcadores

1

2

3

4


5

AddThis Smart Layers

Rio de Janeiro

Santa Sé


sábado, 31 de maio de 2014

Mês de Maria

¡Bienvenido a Vimeo!

To ensure delivery, add no-reply@vimeo.com to your address book.
Vimeo
Hola Justiça e Fé
¡Bienvenido a Vimeo! Acabas de unirte al mejor sitio del mundo para subir y compartir los vídeos que creas. ¡Nos alegra que estés aquí! Antes de que empieces a subir vídeos y explorar las maravillas de Vimeo, debemos confirmar que eres una persona y no un robot.
Una vez que completas el registro, aprende cómo puedes empezar a usar Vimeo leyendo los Aspectos básicos de Vimeo, familiarizándote con nuestra atmósfera amigable con la lectura de las Directrices de la comunidad, encontrando inspiración en nuestros Staff Picks y aprendiendo cómo comprimir un archivo correctamente antes de subirlo.
En muy poco tiempo, serás un virtuoso de Vimeo. Cuando estés listo para liberar todo el poder de Vimeo y disfrutar de sus excelentes ventajas como el mayor espacio de carga, las incrustaciones de HD, las estadísticas avanzadas y el soporte móvil para tus vídeos, podrás realizar la actualización a Vimeo Plus.
Gracias de nuevo por unirte. ¡Nos vemos en este sitio!
AMOR,
Vimeo
Has recibido este correo electrónico porque te registraste en Vimeo (555 West 18th Street. Nueva York, NY 10011) y aceptaste recibir nuestros correos electrónicos sobre nuevas funciones, eventos y ofertas especiales de los servicios de Vimeo. Si no deseas recibir más de estos correos electrónicos, haz clic aquí.
Vimeo


TM + © Vimeo, LLC
555 West 18th Street, New York, NY 10011
Condiciones | Política de privacidad

quinta-feira, 29 de maio de 2014

CATEDRAIS MEDIEVAIS Rochedos de Nossa Senhora e São Miguel: escalada rumo ao sublime. Le Puy en Velay






CATEDRAIS MEDIEVAIS





Rochedos de Nossa Senhora e São Miguel: escalada rumo ao sublime. Le Puy en Velay


Posted: 28 May 2014 01:30 AM PDT






Le Puy-en-Velay:

capela de São Miguel da Agulha





Na França, tão rica em lugares extraordinários, Le Puy-en-Velay é um dos mais impressionantes, sem ser dos mais conhecidos.




A pequena cidade de 20 mil habitantes, situada numa bacia povoada de rochedos de origem vulcânica.




Ela fica no extremo sudeste da região do Auvergne, é marcada pela fé, pela História e pela beleza natural.




Ela tira seu nome de uma montanha, penha (este é o significado de "puy") –– o Puy d'Anis, hoje conhecido como Rochedo Corneille — em cujo pico os católicos erigiram gigantesca estátua de Nossa Senhora da França, dominando toda a cidade.




Na Idade Média, Le Puy-en-Velay chamou-se Le Puy Notre-Dame ou Puy Sainte-Marie.




Juntamente com Chartres, Le Puy-en-Velay abriga um dos mais antigos santuários votados ao culto marial na Gália celto-romana.




Aparições da Virgem Santíssima e curas miraculosas fizeram do lugar um centro de peregrinação.








Nossa Senhora do Puy, ou Nossa Senhora da Penha,

também conhecida como a Virgem Negra.

Na catedral de Le-Puy-du Velay.


Já no século III seus habitantes abraçavam a fé cristã, e o Anuário Pontifício registra a presença ali de uma diocese desde essa remota época.




Na Idade Média, tornou-se um dos principais pontos de partida do "caminho de Santiago", para os peregrinos que iam a Santiago de Compostela.




O mais célebre bispo de Puy foi certamente Adhemar de Monteil, nomeado em 1087.




Ardoroso adepto da reforma da Igreja, empreendida por São Gregório VII, ele desempenhou papel essencial na preparação da primeira Cruzada.




Essa primeira Cruzada foi convocada pelo Papa Urbano II em Clermont, capital do Auvergne (na mesma região onde fica o santuário de Nossa Senhora do Puy), em 1095.




Conhecedor da Terra Santa, que visitara como peregrino, Adhemar de Monteil foi escolhido pelo Papa como seu legado na direção da Cruzada, enquanto o comando militar foi confiado ao Conde de Toulouse, Raymond de Saint-Gilles.








Le Puy-en-Velay: Nossa Senhora da França

no alto de um pináculo vulcânico


Quando as divergências se manifestaram entre os barões que chefiavam os principais exércitos, o legado pontifício foi a única autoridade capaz de impor-se a todos, por sua virtude e sua habilidade diplomática.




Morreu em 1098, durante o cerco de Antioquia.




* * *




Almas com sensibilidade notam ainda hoje em Puy –– nesta França infelizmente cada vez mais laica e distante da Religião de seus maiores –– os sinais de predileção providencial e de proteção particular de Maria Santíssima.




Às vezes parece notar-se a bênção divina na própria paisagem.




A primeira impressão religiosa é realçada pela própria configuração topográfica, que o senso católico dos habitantes transformou em homenagem a seus padroeiros celestes.








A catedral de Le Puy-en-Velay,

fica no topo de outro pináculo vulcânico


À distância, o olhar distingue três pináculos que falam por si.




Primeiro, a imensa estátua de Nossa Senhora de França, que mede 16 metros de altura e pesa 110 toneladas.




Fundida em 1860 com o bronze de 213 canhões conquistados como troféus na tomada de Sebastopol, durante a guerra da Criméia, ela figura como símbolo apropriado da realeza de Maria sobre a cidade.




O segundo pináculo corresponde ao campanário da bela catedral, que abriga a Virgem Negra do Puy, trazida do Oriente por Luís VII ou São Luís IX.




Edificada em austero e recolhido estilo românico, ela revela influência bizantina e oriental.




O afluxo de fiéis e de peregrinos exigiu sua ampliação no século XII, e no século XIX foi objeto de importantes restaurações.




Seu rico tesouro abriga preciosas jóias e obras de arte.








Le Puy en Velay: capela de São Miguel Arcanjo






Le Puy en Velay:

capela de São Miguel Arcanjo


Finalmente o menos alto, mas não menos sublime, Rochedo de São Miguel ou St-Michel d'Aiguille, coroado por uma encantadora e secular capela votiva em homenagem ao Arcanjo, patrono da França.




* * *




A milenar chaminé de pedra bruta, originária das fúrias de um antigo vulcão, brota da planície e sobe de um só lance a uma altura de 82 metros, para servir de pedestal à secular capela românica ali construída, não se sabe como, em honra de São Miguel.




A ela pode-se subir através de 268 degraus. Jóia de arquitetura, revela o gênio de arquitetos que souberam aproveitar todos os espaços de uma simples ponta de rochedo para ali erigir e combinar com maestria a arte e a técnica.








Le Puy-en-Velay: capela de São Miguel da Agulha


Os especialistas ressaltam seu portal oriental, sua graciosa decoração de arabescos, seus mosaicos de pedras negras, cinzentas e brancas, seu complicado sistema de abóbadas.




Tudo tão original e tão belo, que se diria inspirado. Em todo caso, fruto do espírito autenticamente cristão.




O edifício atual remonta ao século XI, mas o perfume sobrenatural que em seu interior se respira parece transportar-nos ao ambiente de uma gruta dos primeiros ermitãos do Cristianismo.




O silêncio e o isolamento que ali imperam convidam o visitante ao convívio com o Arcanjo ou com o próprio Deus.




* * *








Panorâmica do conjunto




Tais maravilhas falam de homens profundamente imbuídos de espírito católico, de almas que praticavam a virtude, e por isso transmitiam o espírito de Cristo em todas as suas obras, dando um sentido sobrenatural à vida humana.




O panorama que descrevemos muito sumariamente fala de hierarquia, de um lado; de uma procura do sublime e do Céu, de outro.




No mais alto está o reinado dos Corações de Jesus e de Maria, simbolizado pela estátua de Nossa Senhora com o Menino Jesus.




Em segundo lugar a Igreja, que representa a autoridade de Cristo na Terra.




Em terceiro lugar, um Arcanjo celeste, que representa também os santos, nossos intercessores junto a Deus, nossos aliados nas batalhas da vida terrena, difícil e incerta.




Todos os píncaros apontam para o céu, mas o Rochedo de São Miguel o faz com particular audácia.




Aí se conjugam a força da pedra e a leveza da arte.




A linda capela no alto bem simboliza a Jerusalém celeste, de beleza atraente e sublime, que devemos atingir galgando escarpados caminhos.




É o convite para a luta, para as santas ousadias, para o heroísmo, a fim de alcançar o tão elevado prêmio da felicidade eterna, prometido a todos que combaterem o bom combate.








W. Gabriel da Silva











Síria: O Berço do Cristianismo on Vimeo

[hagiografia] 29 de Maio - São Maximino de Trèves, Bispo e Confessor (+ França, 349)






29 de Maio

São Maximino de Trèves, Bispo e Confessor

(+ França, 349)


Bispo de Trèves, destacou-se na luta contra os erros do arianismo. Teve a coragem de acolher Santo Atanásio, bispo de Alexandria, que por ser anti-ariano fora desterrado para Trèves pelo imperador.



_

quarta-feira, 28 de maio de 2014

[catolicos_respondem] PARTIR DO PÃO - (04) A EUCARISTIA E A SS. TRINDADE Som !





















  • PARTIR DO PÃO






  • EUCARISTIA PARA A SANTIFICAÇÃO








 

 (04) A EUCARISTIA E A SS. TRINDADE? 

 






. - Toda a SS.Trindade e não apenas Jesus toma parte no sacrifício donde provém a Eucaristia?



Isto ajuda a esclarecer alguma ideia errada que nós possamos ter a respeito do Pai.

Uma certa cultura moderna procura, insensta e sacrilegamente, transferir para Deus Pai alguns preconceitos usados na psicoanálise para o pai natural.

Assim, nós imaginamos o Pai, insensível no céu, enquanto o Filho morre na Cruz, o Pai que está apenas preparado para aceitar o sacrifício do Sangue de seu Filho; o Pai que aceita mas que nada dá em troca, que pede o sangue de seu Filho como resgate, que não faz mais do que instimular-nos com recentimento e medo.

Mas isto é uma representação errada.

S. Paulo diz-nos :

- " Ele, que não poupou o próprio Filho, mas O entregou por todos nós, como não havia de nos dar também, com Ele, todas as coisas ?

Nesta expressão "todas as coisas" está a chave de tudo.

Se o Pai se alegra com o sacrifício de seu Filho, é porque isto Lhe restitui todas as coisas, e porque isto torna possível para Ele realizar o Seu maior desejo que é o de que "todos os homens sejam salvos"(1 Tim.2,4).

O Pai ama Jesus com infinito amor porque Jesus Se sacrificou por nós, não apenas, deixai-me dizer, que simplesmente Se sacrificou, mas que Se sacrificou "por nós".

Além disso, Deus é sempre o Deus que deseja "misericórdia e não sacrifício", como disse o profeta Oseias(6,6), e se Lhe agrada o sacrifício de seu Filho é porque Ele lhe permitiu que usasse de "misericórdia" para com o mundo.

O Pai não é, portanto, apenas quem recebe o sacrifício de seu Filho, mas também quem dá o seu Filho em sacrifício - faz o sacrifíco de nos dar o seu Filho.

Se, como diz S. Paulo, Jesus se oferece a Si mesmo a Deus "por nós", é verdade que o sacraifício foi oferecido a Deus mas Deus não beneficiou dele.

Nós é que beneficiamos e é isto que distingue o sacrifício cristão dos outros sacrifícios.

Nós não podemos falar de "extensão" , a respeito do acontecimento da Cruz donde provém a Eucaristia : nunca seremos capazes de dizer o suficiente a respeito dos tesouros que ela contém.

Há neste acontecimento uma força e um poder suficientes para operarem a salvação da história de que o mundo depende.

Referindo-Se a este momento, Jesus disse:

- "Vim lançar fogo sobre a terra; e que quero Eu senão que ele já se tenha ateado ?" (Lc.14,29).

Na verdade, "tudo se cumpriu" na Cruz; nada maior se poderia pensar ou fazer; foi nela que todas as fontes divinas e humanas se consumaram; todo o mal foi conquistado desde as suas raízes; obteve-se a salvação e toda glória foi dada à SS. Trindade.

Todo o nosso louvor e adoração prestados à Presença Real da Eucaristia são, pois, extensivos a toda a SS. Trindade.

Toda a Santíssima Trindade está presente na Eucaristia que nós recebemos na Comunhão e o Partir do Pão é a nossa partilha com Deus e com os irmãos, que nos ajuda no caminho da nossa santificação.

John


Nascimento

















__._,_.___



Enviado por: "John A. Nascimento" <nascimentoja@Shaw.ca>



[catolicos_respondem] PARTIR DO PÃO - (04) A EUCARISTIA E A SS. TRINDADE Som !





















  • PARTIR DO PÃO






  • EUCARISTIA PARA A SANTIFICAÇÃO








 

(04) A EUCARISTIA E A SS. TRINDADE? 

 






. - Toda a SS.Trindade e não apenas Jesus toma parte no sacrifício donde provém a Eucaristia?



Isto ajuda a esclarecer alguma ideia errada que nós possamos ter a respeito do Pai.

Uma certa cultura moderna procura, insensta e sacrilegamente, transferir para Deus Pai alguns preconceitos usados na psicoanálise para o pai natural.

Assim, nós imaginamos o Pai, insensível no céu, enquanto o Filho morre na Cruz, o Pai que está apenas preparado para aceitar o sacrifício do Sangue de seu Filho; o Pai que aceita mas que nada dá em troca, que pede o sangue de seu Filho como resgate, que não faz mais do que instimular-nos com recentimento e medo.

Mas isto é uma representação errada.

S. Paulo diz-nos :

- " Ele, que não poupou o próprio Filho, mas O entregou por todos nós, como não havia de nos dar também, com Ele, todas as coisas ?

Nesta expressão "todas as coisas" está a chave de tudo.

Se o Pai se alegra com o sacrifício de seu Filho, é porque isto Lhe restitui todas as coisas, e porque isto torna possível para Ele realizar o Seu maior desejo que é o de que "todos os homens sejam salvos"(1 Tim.2,4).

O Pai ama Jesus com infinito amor porque Jesus Se sacrificou por nós, não apenas, deixai-me dizer, que simplesmente Se sacrificou, mas que Se sacrificou "por nós".

Além disso, Deus é sempre o Deus que deseja "misericórdia e não sacrifício", como disse o profeta Oseias(6,6), e se Lhe agrada o sacrifício de seu Filho é porque Ele lhe permitiu que usasse de "misericórdia" para com o mundo.

O Pai não é, portanto, apenas quem recebe o sacrifício de seu Filho, mas também quem dá o seu Filho em sacrifício - faz o sacrifíco de nos dar o seu Filho.

Se, como diz S. Paulo, Jesus se oferece a Si mesmo a Deus "por nós", é verdade que o sacraifício foi oferecido a Deus mas Deus não beneficiou dele.

Nós é que beneficiamos e é isto que distingue o sacrifício cristão dos outros sacrifícios.

Nós não podemos falar de "extensão" , a respeito do acontecimento da Cruz donde provém a Eucaristia : nunca seremos capazes de dizer o suficiente a respeito dos tesouros que ela contém.

Há neste acontecimento uma força e um poder suficientes para operarem a salvação da história de que o mundo depende.

Referindo-Se a este momento, Jesus disse:

- "Vim lançar fogo sobre a terra; e que quero Eu senão que ele já se tenha ateado ?" (Lc.14,29).

Na verdade, "tudo se cumpriu" na Cruz; nada maior se poderia pensar ou fazer; foi nela que todas as fontes divinas e humanas se consumaram; todo o mal foi conquistado desde as suas raízes; obteve-se a salvação e toda glória foi dada à SS. Trindade.

Todo o nosso louvor e adoração prestados à Presença Real da Eucaristia são, pois, extensivos a toda a SS. Trindade.

Toda a Santíssima Trindade está presente na Eucaristia que nós recebemos na Comunhão e o Partir do Pão é a nossa partilha com Deus e com os irmãos, que nos ajuda no caminho da nossa santificação.

John


Nascimento

















__._,_.___



Enviado por: "John A. Nascimento" <nascimentoja@Shaw.ca>



[Novo post] CNBB recomenda não reeleger Dilma




Thais publicou: "A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma carta na última segunda-feira na qual pede que os fiéis não votem na candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. Leia a carta na íntegra: "Dai a César o que é de César e a Deus o que"



Responda a este post respondendo acima desta linha






Nova publicação em Kerigma, A proclamação da Palavra








CNBB recomenda não reeleger Dilma


by Thais



A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma carta na última segunda-feira na qual pede que os fiéis não votem na candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff.


Leia a carta na íntegra:


"Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus
"Com esta frase Jesus definiu bem a autonomia e o respeito, que deve haver entre a política (César) e a religião (Deus). Por isto a Igreja não se posiciona nem faz campanha a favor de nenhum partido ou candidato, mas faz parte da sua missão zelar para que o que é de "Deus" não seja manipulado ou usurpado por "César" e vice-versa.
"Quando acontece essa usurpação ou manipulação é dever da Igreja intervir convidando a não votar em partido ou candidato que torne perigosa a liberdade religiosa e de consciência ou desrespeito à vida humana e aos valores da família, pois tudo isso é de Deus e não de César. Vice-versa extrapola da missão da Igreja querer dominar ou substituir-se ao estado, pois neste caso ela estaria usurpando o que é de César e não de Deus.
"Já na campanha eleitoral de 1996, denunciei um candidato que ofendeu pública e comprovadamente a Igreja, pois esta atitude foi uma usurpação por parte de César daquilo que é de Deus, ou seja o respeito à liberdade religiosa.
"Na atual conjuntura política o Partido dos Trabalhadores (PT) através de seu IIIº e IVº Congressos Nacionais (2007 e 2010 respectivamente), ratificando o 3º Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH3) através da punição dos deputados Luiz Bassuma e Henrique Afonso, por serem defensores da vida, se posicionou pública e abertamente a favor da legalização do aborto, contra os valores da família e contra a liberdade de consciência.
"Na condição de Bispo Diocesano, como responsável pela defesa da fé, da moral e dos princípios fundamentais da lei natural que – por serem naturais procedem do próprio Deus e por isso atingem a todos os homens -, denunciamos e condenamos como contrárias às leis de Deus todas as formas de atentado contra a vida, dom de Deus,como o suicídio, o homicídio assim como o aborto pelo qual, criminosa e covardemente, tira-se a vida de um ser humano, completamente incapaz de se defender. A liberação do aborto que vem sendo discutida e aprovada por alguns políticos não pode ser aceita por quem se diz cristão ou católico. Já afirmamos muitas vezes e agora repetimos: não temos partido político, mas não podemos deixar de condenar a legalização do aborto. (confira-se Ex. 20,13; MT 5,21).
"Isto posto, recomendamos a todos verdadeiros cristãos e verdadeiros católicos a que não dêem seu voto à Senhora Dilma Rousseff e demais candidatos que aprovam tais "liberações", independentemente do partido a que pertençam.
"Evangelizar é nossa responsabilidade, o que implica anunciar a verdade e denunciar o erro, procurando, dentro desses princípios, o melhor para o Brasil e nossos irmãos brasileiros e não é contrariando o Evangelho que podemos contar com as bênçãos de Deus e proteção de nossa Mãe e Padroeira, a Imaculada Conceição.




Dom Luiz Gonzaga Bergonzini



Thais | 28/05/2014 às 11:02 am | Categorias: Uncategorized | URL: http://wp.me/p3yA87-1cD




Comentário

Ver todos os comentários







Cancele a assinatura para não receber mais posts de Kerigma, A proclamação da Palavra.
Altere as configurações do seu e-mail em Gerenciar Assinaturas.

Problemas para clicar? Copie e cole esta URL no seu navegador:
http://materecclesiauna.wordpress.com/2014/05/28/cnbb-recomenda-nao-reeleger-dilma/







Obrigado por voar com o WordPress.com






[hagiografia] 28 de Maio - São Germano de Paris, Bispo e Confessor (+ 576)



28 de Maio

São Germano de Paris, Bispo e Confessor

(+ 576)


Sua mãe, precursora de tantas mães hedonistas e desnaturadas de nossos dias, não desejava seu nascimento e quis abortá-lo, sem o conseguir. Ainda criança, uma tia quis envenená-lo, mas Deus mais uma vez o preservou. Educado por um parente que era ermitão, São Germano foi bispo de Paris e teve grande influência na Corte merovíngia.

terça-feira, 27 de maio de 2014

(266) Facebook


(266) Facebook

_

[catolicos_respondem] Só Hoje: Super Descontos em Bikes! + Confira até 55% OFF em Agasalhos no Festival de Inverno!


AS CRUZADAS O sítio de Famagusta e o capitão Bragadino






AS CRUZADAS





O sítio de Famagusta e o capitão Bragadino


Posted: 26 May 2014 01:30 AM PDT





Mapa da cidade de Famagusta em 1568







Em meados de 1570, Famagusta, na ilha de Chipre, foi sitiada pelos turcos (mapa ao lado). Em setembro desse ano, tropas venezianas entraram na cidade para auxiliar na defesa.




Sabiam que poderiam resistir algum tempo, mas confiavam nos reforços dos cristãos, que nunca chegaram.




A queda de Famagusta é uma página épica, destacando-se entre todos a figura do capitão chefe Marco Antônio Bragadino.




Este sítio foi relatado pelo único oficial milagrosamente sobrevivente ao massacre: Nestor Martinego.




Na cidade todos lutaram, e em todos os campos: elevando fortificações, atirando com armas de fogo ou outras improvisadas, cavando trincheiras.







Famagusta: igreja profanada e transformada em mesquita




O bispo de Demissa ajudava na luta, empunhando sua cruz, e as senhoras usavam pedras e água fervendo.




Conseguiram elas comprimir pólvora em saquinhos, atirando-os contra o inimigo: era infalível uma pequena explosão e um turco queimado.




Bragadino recusava constantemente qualquer acordo com o infiel.




Entretanto, a 14 de agosto de 1571 Famagusta reduzira-se à penúria total:





"Tudo faltava na cidade, exceto a esperança, o moral dos capitães e o ardor dos soldados".




Já se haviam comido todos os asnos, gatos e cavalos. Só havia favas e águas misturadas com vinagre. Dos soldados, só restavam 800 italianos extenuados; os gregos todos haviam morrido.




Nessa circunstância, o capitão fez um acordo honroso com Mustafá, seu contendor.




Exigiu a cidade salva, assim como as armas, as insígnias e passagem segura até Candia, acompanhado de galeras; que os civis gregos fossem respeitados em suas vidas e bens, e que vivessem como católicos. Em troca, Famagusta seria entregue.




O turco cedeu, mas traiu sua palavra, massacrando todos os oficiais cristãos. Bragadino foi supliciado a 17 de setembro de 1571. Cortaram-lhe o nariz e o arrastaram por toda a cidade, carregando dois grandes pesos.







Famagusta: imagem decapitada por bala.




Obrigavam-no a beijar a terra cada vez que passava por Mustafá.




Depois, levaram-no ao porto e o içaram num mastro de navio, para ser visto por todos os escravos cristãos.




Novamente foi conduzido à cidade, despido e esfolado vivo.




A morte desse homem foi extraordinária. Não fraquejou uma só vez.




Sua fé deu-lhe coragem invulgar. Em meio ao suplício, não cessou de se recomendar a Deus e de reprovar aos turcos o não cumprimento da palavra.




Quando expirou, sua pele foi empalhada e presa ao mastro de uma galeota, e sua cabeça foi fixada num pau.




Entretanto, um mês depois de sua morte, por 3 noites consecutivas, uma luz extraordinária saiu dessa cabeça.




O capitão turco de Famagusta, aterrorizado, tirou-a do pau.




Todos os cristãos escravizados foram testemunhas de que, além da luz, dela saía um agradável perfume, que embalsamou toda a cidade.




Foi ela então enviada a Constantinopla, para o grande sultão.








(Fonte: Léon Garnier, "Lepanto")










G

[hagiografia] 27 de Maio - Santo Agostinho de Cantuária, Bispo e Confessor (+ 604)



27 de Maio

Santo Agostinho de Cantuária, Bispo e Confessor

(+ 604)


Monge beneditino em Roma, enviado pelo Papa São Gregório Magno à Inglaterra, onde converteu o rei Etelberto de Kent e evangelizou a população da ilha. Foi o primeiro arcebispo de Cantuária.

_

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Ciência confirma a Igreja Arca de Noé podia levar dezenas de milhares de animais






Ciência confirma a Igreja




Arca de Noé podia levar dezenas de milhares de animais


Posted: 26 May 2014 01:30 AM PDT





A Arca de Noé é prefigura da Igreja Católica, Arca da Salvação.

Vitral da igreja de Saint' Étienne du Mont, Paris







Um recente filme que manipula o episódio bíblico da Arca de Noé e do Dilúvio num sentido ambientalista e sensacionalista, veio colateralmente levantar problemas relativos a esse acontecimento magno da História da Salvação.




Não nos deteremos nas fantasias do filme, mas procuraremos aproveitar algumas matérias recentemente publicadas sobre a odisséia de Noé.




Noé e sua Arca de que nos fala o Génesis, ainda continuam uma fonte de enigmas, não para a Fé, mas para a ciência.




De fato, até o presente não foi possível encontrar nada de positivo a respeito do local onde poderiam estar os restos da célebre Arca. Fala-se com certo fundamento que estaria no Monte Ararat, montanha sagrada da Armênia, hoje em território turco.




Expedição alguma reconhecida pela comunidade científica chegou a fazer descobertas relevantes. As teorias e suposições baseadas nestes ou aqueles fundamentos até agora não foram confirmadas por descobertas ou outros fatores.




Mas isso não quer dizer que algum dia virão a sê-lo. Aguardemos.




Entrementes, os Livros Sagrados fornecem informações interessantes sobre a Arca de Noé que alguns cientistas procuraram analisar à luz da ciência.




Uma das perguntas às quais tentam responder é: podia a Arca descrita no Gênesis levar dentro o mundo de animais que diz ter levado?







Noé recolhe os animais na Arca. Catedral de Ely, Inglaterra







As dimensões da Arca definidas por Deus estão no Gênesis 6:15, porém em "côvados": 300 de cumprimento, 50 de largura e 30 de altura.





11. A terra corrompia-se diante de Deus e enchia-se de violência.




12. Deus olhou para a terra e viu que ela estava corrompida: toda a criatura seguia na terra o caminho da corrupção.




13. Então Deus disse a Noé: "Eis chegado o fim de toda a criatura diante de mim, pois eles encheram a terra de violência. Vou exterminá-los juntamente com a terra.




14. Faze para ti uma arca de madeira resinosa: dividi-la-ás em compartimentos e a untarás de betume por dentro e por fora.




15. E eis como a farás: seu comprimento será de trezentos côvados, sua largura de cinqüenta côvados, e sua altura de trinta.







Arca de Noé, Edward Hicks (1780 – 1849).

Philadelphia Museum of Art




16. Farás no cimo da arca uma abertura com a dimensão dum côvado. Porás a porta da arca a um lado, e construirás três andares de compartimentos.




17. Eis que vou fazer cair o dilúvio sobre a terra, uma inundação que exterminará todo ser que tenha sopro de vida debaixo do céu. Tudo que está sobre a terra morrerá.




18. Mas farei aliança contigo: entrarás na arca com teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos.




19. De tudo o que vive, de cada espécie de animais, farás entrar na arca dois, macho e fêmea, para que vivam contigo.




20. De cada espécie de aves, e de cada espécie de quadrúpedes, e de cada espécie de animais que se arrastam sobre a terra, entrará um casal contigo, para que lhes possas conservar a vida.




21. Tomarás também contigo de todas as coisas para comer, e armazená-las-ás para que te sirvam de alimento, a ti e aos animais." (Gênesis, cap 6, 11ss)







Arca de Noé, afresco na igreja de San Maurizio, Milão




E também:





1. O Senhor disse a Noé: "Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque te reconheci justo diante dos meus olhos, entre os de tua geração.




2. De todos os animais puros tomarás sete casais, machos e fêmeas, e de todos animais impuros tomarás um casal, macho e fêmea;




3. das aves do céu igualmente sete casais, machos e fêmeas, para que se conserve viva a raça sobre a face de toda a terra.




4. dentro de sete dias farei chover sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites, e exterminarei da superfície da terra todos os seres que eu fiz." (Gênesis, cap 7, 1ss)




Há pequenas divergências sobre o valor do "côvado" – pois, de fato, houve mais de um tipo de "côvado".







Réplica moderna da Arca de Noé feita ha Holanda permite apreciar as dimensões




Transpostas as medidas bíblicas a unidades de medida modernas, nós teríamos um navio sem mastros de 137-144 metros de cumprimento, 26 metros de largura e 16 metros de altura divididos em três andares, com uma capacidade de carga de perto de 57.000 metros cúbicos.




Isto é o equivalente a um navio porta contêineres capaz de levar perto de 1.500 unidades.




Deus dispôs que entrassem na Arca um casal, macho e fêmea, de cada espécie animal – com exceção dos animais "puros", quer dizer, os usados nos sacrifícios religiosos, e das aves, dos quais recolheu sete casais.




Quantos animais deveriam então entrar na Arca para que coubessem todas as espécies? O número exato ainda é objeto de disputa. No reputado livro O dilúvio do Gênesis ('The Genesis Flood'), Henry Madison Morris, fundador da Creation Research Society e do Institute for Creation Research e seu colega John Clement Whitcomb sugerem que aproximadamente 35.000 animais subiram na Arca.




Porém, recentemente, uma equipe de pesquisadores do Departamento de Física e Astronomia da Universidade de Leicester, na Grã-Bretanha, concluiu que a Arca tinha capacidade para carregar 70.000 animais sem afundar. Portanto, ainda sobrava espaço.







Interior da réplica da Arca de Noé, em Amsterdam




Thomas Morris, um dos autores desse trabalho, declarou ao jornal "The Telegraph":





"Você não está obrigado a achar que a Bíblia seja necessariamente uma fonte acurada de informação, mas eu confesso que nós ficamos muitos surpresos quando descobrimos que a Arca funcionaria".




Importa não só o número, mas o volume dos animais. Matthew J. Slick calculou que a Arca podia levar 7.400 mamíferos (obviamente maiores), 120.400 pássaros, 12.600 répteis e 5.000 anfíbios (esses ocupando bem menos espaço). Este cômputo eleva o número dos animais a 145.400, porém faz os descontos dos animais menores.




Deve-se destacar que o cálculo de Slick também inclui espaço para levar alimento para os animais e área para os insetos...!















You are subscribed to email updates from Ciência confirma a Igreja

To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.

Email delivery powered by Google


Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610

[catolicos_respondem] O ESPÍRITO SANTO E O OFERECIMENTO AO PAI Som !





















  • O ESPIRITO SANTO E O OFERECIMENTO AO PAI





Convém que Eu vá; porque se Eu não for, o Consolador não virá a vós





O segredo da vinda do Consolador, está num total auto-oferecimento ao Pai, sem tirar nada.

Jesus foi uma total oblação na Cruz.

Não houve uma única célula do seu Corpo ou sentimento do seu coração que não fosse oferecido ao Pai e foi isso que nos deixou na Eucaristia.

Nada do que nós guardamos só para nós se perde, porque nós só possuimos o que damos.

S. Francisco de Assis que, por causa do seu elevado fervor da sua devoção à Eucaristia, pode ser considerado um guia especial, ao mais alto nível, termina o seu maravilhoso discurso sobre a Eucaristia com esta exortação:

- "Olhai para a humildade de Deus, meus irmãos, e derramai o vosso coração perante ele. Humilhai-vos para que possais ser exaltados por ele. Não guardeis nada para vós próprios, porque só aquele que se deu inteiramente a si mesmo, poderá receber inteiramente".

Segundo o autor da Imitação de Cristo, Jesus diz :

-"Olhai, Eu ofereci-me inteiramente ao Pai por vós; Eu dei também todo o meu Corpo e todo o meu sangue como alimento, porque Eu devo ser inteiramente vosso e vós deveis permanecer inteiramente meus. Mas se vós permanecerdes inteiramente vossos, e não vos ofereceis livremente à minha vontade, o vosso oferecimento não é completo, nem a vossa união é completa".

O que nós reservamos só para nós, à margem da liberdade de Deus, afecta todo o resto.

É como o ínfimo fio de seda de S. João da Cruz que impede a ave de voar.

Portanto, adoptando os sentimentos do autor da Imitação de Cristo, devemos responder com ele ao oferecimento de Cristo, com um total oferecimento, dizendo :

- "Senhor, todas as coisas são vossas no céu e na terra. Eu desejo ardentemente oferecer-me inteiramente a Vós, como oferecimento livre, para permanecer inteiramente vosso para sempre. Senhor, na sinceridade do meu coração, eu ofereço-me a Vós hoje e para sempre, em obediência e sacrifício numa oração sem fim. Recebei-me com o santo oferecimento do Vosso corpo, que eu hoje vos ofereço, na presença dos Anjos que vos rodeiam invisivelmente, e que sirva para minha salvação e de todo o mundo".(IV,8).

E onde é que nós podemos encontrar a força para fazer este total oferecimento de nós próprios, para elevar as nossas mãos, como fez Jesus ao Pai ?

A resposta é, "no Espírito Santo – o Consolador !"

Disse S. Paulo aos Hebreus :

- "...quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito Santo Se ofereceu a Si mesmo sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência das obras mortas para servir o Deus vivo.(He.9,14).

O Espírito Santo é a fonte de todo o auto-oferecimento; Ele é o "dom", ou melhor, o princípio de todo o auto-oferecimento : na Trindade, o auto-oferecimento do Pai ao Filho e do Filho ao Pai; na história, o auto-oferecimento de Deus a nós e do nosso auto-oferecimento a Deus..

Foi o Espírito Santo que estimulou no coração do Verbo, o impulso de se oferecer a si mesmo ao Pai por nós; e é dele que a Liturgia da Missa se faz eco para dizer :

- "O mesmo Espírito Santo faça de nós uma oferenda permanente, a fim de alcançarmos a herança eterna".(3ª Oração Eucarística).

Há uma voz divina do Espírito de Jesus que, voltando para o Pai, pode agora dizer aos seus discípulos :

- "Vinde, oferecei-vos comigo ao Pai.".

Na Adoração do SS. Sacramento, solenemente Exposto, devemos ter bem presente que a Eucaristia é um oferecimento ao Pai ?



John


Nascimento


















__._,_.___



Enviado por: "John A. Nascimento" <nascimentoja@Shaw.ca>



  • -

 


Apoio


Blood Mney

Emocionante! Deus é perfeito!




Quis homo bonae voluntatis donut authenticum non ab homine, sed ab eo qui misericors. Cessationem omnium pax includit accipiat vester pugnat contra Diabolum crebri sociis gloriosa, idest mundi et carnis.
Mariae, Mediatricis omnium gratiarum adoratio Divini Infantis incumbentes nobis impetrent penetrationem omnia plena sunt.
Et dimisi explicabunt perspectivae, et psallam tibi caeli et universis animantibus quae Regina: Gloria in altissimis Deo, et in terra pax hominibus bonae voluntatis.

Photobucket


Et signum magnum apparuit in cælo: Mulier amicta sole, et luna sub pedibus eius et in capite eius corona stellarum duodecim.


Et peperit filium masculum, qui recturus erat omnes gentes in virga ferrea. Filius eius ad Deum et ad thronum eius et raptus.

Augusto de Piabetá - Blog Católico