Banner

Marcadores

1

2

3

4


5

AddThis Smart Layers

Rio de Janeiro

Santa Sé


quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Santa Sé


Rome



PRA QUE OUTROS POSSAM VIVER Vale a pena morrer (Emocionante) on Vimeo
PRA QUE OUTROS POSSAM VIVER Vale a pena morrer (Emocionante) from Augusto César Ribeiro Vieira on Vimeo.

Tweets de @AugustoCRVieira

(63) Luis Felipe Pondé

sábado, 21 de junho de 2014

[hagiografia] 21 de Junho - São Luís Gonzaga, Confessor (+ Roma, 1591)






21 de Junho

São Luís Gonzaga, Confessor

(+ Roma, 1591)


Para ler a história completa, acesse:

http://www.lepanto.com.br/catolicismo/vida-de-santos/sao-luis-gonzaga/


Pertencia à família dos duques de Mântua e era príncipe do Sacro Império, sendo herdeiro do feudo soberano de Castiglione. A tudo renunciou depois de uma luta árdua para conseguir licença paterna, e ingressou aos 17 anos na Companhia de Jesus. Faleceu em Roma, aos 24 anos, vitimado por uma epidemia à qual se expusera voluntariamente tratando de enfermos. É modelo de pureza e patrono da juventude católica.



__._,_.___



sexta-feira, 20 de junho de 2014

Como Nasceu Nosso Planeta Nascimento da Terra completo on Vimeo

[Novo post] Papa diz que perseguições religiosas “atentam contra a paz e humilham a dignidade das pessoas”




Thais publicou: "Cidade do Vaticano- (RV) – O Papa Francisco recebeu nesta sexta-feira, 20, na Sala do Concistório, no Vaticano, cerca de 200 participantes do Congresso Internacional sobre Liberdade Religiosa, que acontece em Roma até sábado, 21. Com o tema "A liberdade r"



Responda a este post respondendo acima desta linha






Nova publicação em Kerigma, A proclamação da Palavra








Papa diz que perseguições religiosas "atentam contra a paz e humilham a dignidade das pessoas"


by Thais



  •  

Cidade do Vaticano- (RV) – O Papa Francisco recebeu nesta sexta-feira, 20, na Sala do Concistório, no Vaticano, cerca de 200 participantes do Congresso Internacional sobre Liberdade Religiosa, que acontece em Roma até sábado, 21. Com o tema "A liberdade religiosa segundo o direito internacional e o conflito global dos valores", o evento é organizado pela Universidade St. Johns's e pelo Ateneo LUMSA. O encontro conta com a presença, dentre outros especialistas no tema, do relator especial das Nações Unidas para a Liberade Religiosa, Heiner Bielefeldt.
O Papa Francisco, em seu discurso, afirmou que "recentemente, o debate em torno da liberdade religiosa tornou-se muito intenso, interpelando governos e religiões. A Igreja Católica, neste sentido, possui uma longa história de apoio à liberdade religiosa, que culminou na Declaração "Diagnitatis Humanae", do Concílio Ecumênico Vaticano II."


O Pontífice disse ainda que "cada ser humano é um pesquisador da verdade sobre sua própria origem e seu próprio destino. Na sua mente e no seu coração, surgem interrogações e pensamentos que não podem ser represados ou sufocados, enquanto emergem do mais profundo e são inerentes à íntima essência da pessoa. São questões que dependem da liberdade religiosa para se manifestarem plenamente. Buscam iluminar o autêntico significado da existência, sobre o legado que nos conecta ao cosmos e à história, e pretendem penetrar na escuridão que circunda a história humana se tais perguntas não fossem colocadas e permanecessem sem resposta. Diz o Salmista: "Quando vejo o céu, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que fixaste, que é um mortal, para dele te lembrares, e um filho de Adão, que venhas visitá-lo?" (8,4).


Papa Francisco prosseguiu dizendo que "a razão reconhece na liberdade religiosa um direito fundamental do homem, que reflete a sua mais alta dignidade, aquela de poder buscar a verdade e reconhecer nela uma condição indispensável para poder empregar toda sua potencialidade. A liberdade religiosa não é somente aquela de um pensamento ou de um culto privado. É a liberdade de viver segundo os princípios éticos, conseqüência da verdade encontrada, privada ou publicamente. Este é um grande desafio no mundo globalizado que, em nome de um falso conceito de tolerância, termina por perseguir aqueles que defendem a verdade sobre o homem e suas consequências éticas."


Ainda em relação ao tema, o Santo Padre afirmou que "os ordenamentos jurídicos, governamentais ou internacionais são chamados a reconhecer, garantir e proteger a liberdade religiosa, que é um direito intrinsecamente inerente à natureza humana, à sua dignidade de ser livre e também um indicador de uma saudável democracia, e uma das fontes principais da legitimidade do Estado. A liberdade religiosa, referida nas constituições e nas leis, e traduzida em comportamentos coerentes, favorece o desenvolvimento de mútuo respeito entre as diversas confissões e uma sadia colaboração com o Estado e a sociedade política, sem confusão de papeis e sem antagonismos. Ao invés do conflito global dos valores, é possível deste modo, a partir de um núcleo de valores universalmente compartilhados, uma global colaboração em vista do bem comum."


O Papa também disse serem inaceitáveis as perseguições por motivos religiosos: "à luz da razão, confirmada e melhorada, e do progresso civil dos povos, é incompreensível e preocupante que, até hoje, no mundo, permaneçam discriminações e restrições de direitos pelo simples fato de alguém pertencer e professar publicamente uma determinada fé. É inaceitável que ainda existam verdadeiras perseguições por motivos de religião! Isto fere a razão, atenta contra a paz e humilha a dignidade do homem. É para mim motivo de grande dor constatar que os cristãos no mundo são os que mais sofrem tais discriminações. As perseguições contra os cristãos são mesmo mais fortes do que nos primeiros séculos da Igreja e hoje existem mais cristãos mártires que naquela época," conclui o Pontífice.(EF)



Thais | 20/06/2014 às 10:12 am | Categorias: Uncategorized | URL: http://wp.me/p3yA87-1eh




Comentário

Ver todos os comentários







Cancele a assinatura para não receber mais posts de Kerigma, A proclamação da Palavra.
Altere as configurações do seu e-mail em Gerenciar Assinaturas.

Problemas para clicar? Copie e cole esta URL no seu navegador:
http://materecclesiauna.wordpress.com/2014/06/20/papa-diz-que-perseguicoes-religiosas-atentam-contra-a-paz-e-humilham-a-dignidade-das-pessoas/







Obrigado por voar com o WordPress.com






sábado, 14 de junho de 2014

(68) Rerum Novarum - Igreja Militante e Valores Cristãos


(68) Rerum Novarum - Igreja Militante e Valores Cristãos

_

quinta-feira, 12 de junho de 2014

CATEDRAIS MEDIEVAIS






CATEDRAIS MEDIEVAIS





Como foram os monges que habitaram o Monte Saint-Michel?


Posted: 11 Jun 2014 02:46 PM PDT





  • Vista aérea da abadia e do vilarejo do Mont Saint-Michel, Normandia, França





O Monte Saint Michel impressiona antes de tudo pelo efeito natural que produz sua figura.




Mas há outro fator que não é natural e que é indizível.




Este fator se soma ao lado natural e dá o melhor do Monte de São Miguel Arcanjo. É a graça divina.




E essa graça toca o fundo das almas que se deixam influenciar por ela.




Esse fator sobrenatural está ligado aos monges que ali viveram, à intenção do fundador que construiu aquilo, enfim, a uma série de movimentos de alma muito bons que convergiram para que o Monte Saint-Michel fosse como é.







  • Claustro da abadia do Mont Saint-Michel


Eles ali viveram, e a gente intui como foi a vida deles.




E a gente se faz uma certa idéia ‒ intuitiva também ‒, da santidade daqueles homens.




De maneira que se nos fosse dado ver passar apenas a figura de um daqueles homens pelo claustro, a gente se ajoelharia imediatamente.




E a gente olharia de devorar, procurando nele a representação viva de uma realidade quase feérica que há naquele mosteiro e que fala para o fundo da alma.





Plinio Correa de Oliveira, 24/1/87. Sem revisão do autor














[Novo post] EU QUERO E PRECISO NAMORAR




Thais publicou: "Vejo muita gente sozinha, esperando alguém especial para partilhar a vida. Para muitos, esta espera chega a ser incômoda, já que a vida parece ser contrária àqueles que buscam viver corretamente sua afetividade, sem se entregar à primeira promessa de amor"



Responda a este post respondendo acima desta linha






Nova publicação em Kerigma, A proclamação da Palavra








EU QUERO E PRECISO NAMORAR


by Thais



Vejo muita gente sozinha, esperando alguém especial para partilhar a vida. Para muitos, esta espera chega a ser incômoda, já que a vida parece ser contrária àqueles que buscam viver corretamente sua afetividade, sem se entregar à primeira promessa de amor que lhe aparece, temendo não encontrar mais ninguém.

De certo, não nascemos para viver sozinhos. Temos uma sede justificável de ter alguém ao nosso lado, que compreenda nossos defeitos e nos ajude a sermos pessoas melhores. Nesta busca, muitos acabam entrando numa onda de desespero, já que o tempo vai passando e nenhuma perspectiva favorável se apresenta. Há os querem e necessitam namorar, mas também compreendem que não é qualquer pessoa que pode satisfazer esta necessidade. Para estes, como viver o tempo de espera com lucidez?

É preciso compreender que, neste mundo de valores tão distorcidos, quem busca ser verdadeiro com os seus sentimentos encontra bem menos opções de relacionamentos que, verdadeiramente, valham a pena. Eles existem, mas nem sempre são encontrados do outro lado da rua. Precisam ser cultivados com afinco, com paciência e sabedoria.

Quem procura alguém para namorar tem pressa. Conselhos do tipo "saiba esperar" nem sempre dão muito resultado. E é bom que seja assim. Se estamos em busca de alguém, é sinal de que acreditamos no poder transformador da afetividade bem vivida. Há namoros que fazem verdadeiros milagres na vida do jovem. Passamos a cuidar melhor de nós, ganhamos mais confiança das pessoas ao nosso redor e aprendemos a partilhar o que temos e quem somos.


"Se estamos em busca de alguém, é sinal de que acreditamos no poder transformador da afetividade bem vivida"

Aos que já estão cansados de esperar ou procurar alguém especial para namorar, penso ser necessário refletir no que agora se segue. Não há qualquer motivo para se considerar menos importante do que as outras pessoas que namoram e são muito felizes. Se elas conseguiram, você também pode e vai conseguir. Ainda que tenha experimentado decepções indescritíveis ao longo da caminhada, só você pode determinar se querer viver a solidão ou continuar com o coração aberto, na esperança de que alguém ocupe este lugar que há muito está reservado.

  •  
Vejo que muitas pessoas, decepcionadas por namoros antigos, acaba criando um muro enorme para novos relacionamentos. Tenha em mente que as decepções fazem parte da vida. Se você errou, perdoe-se. Se alguém foi injusto com você, use da misericórdia e deixe de alimentar a injustiça em seu coração. Um passo importante para quem quer experimentar novos e bons relacionamentos é cuidar para que o passado sombrio não esconda os feixes de luz que o presente nos presenteia.

Você não está só neste processo de espera. Há muitos jovens que compreendem os benefícios favoráveis da paciência do bem cultivar para a boa colheita. Não olhe para sua idade. Não existe idade limite para amar e ser amado. É preciso maturidade e discernimento para compreender que, quando bem vivida, a solidão pode ser uma ponte que nos leva ao encontro do outro. A paciência parece um prato indigesto, mas é melhor do que o desespero e a descrença.

Continue em busca da pessoa que vai tocar seu coração. Jamais se esconda do mundo ou das pessoas. Você não nasceu para viver uma vida mesquinha, mas partilhada. Partilhar significa dividir com os outros aquilo que somos, exatamente do jeito que somos. Quando o amor próprio começar a ser cultivado dentro de você, muitas pessoas vão olhá-lo de maneira diferente. No meio dessas pessoas, quem sabe, apareça alguém especial que tanto você quer.

Autor Paulo Franklin



Thais | 12/06/2014 às 1:58 pm | Categorias: Uncategorized | URL: http://wp.me/p3yA87-1dA




Comentário

Ver todos os comentários







Cancele a assinatura para não receber mais posts de Kerigma, A proclamação da Palavra.
Altere as configurações do seu e-mail em Gerenciar Assinaturas.

Problemas para clicar? Copie e cole esta URL no seu navegador:
http://materecclesiauna.wordpress.com/2014/06/12/eu-quero-e-preciso-namorar/







Obrigado por voar com o WordPress.com






Lourdes e suas aparições Valor e importância de levar o nome de Lourdes






Lourdes e suas aparições





Valor e importância de levar o nome de Lourdes


Posted: 11 Jun 2014 03:45 PM PDT





  • Procissão de padres dominicanos em Lourdes


Muitas mulheres levam o nome de Lourdes. Muitas chamam Maria de Lourdes, e nem sabem bem o que é Lourdes.




Alguém tal vez explicou que é uma gruta onde Nossa Senhora apareceu, onde curas, etc., etc.




Podem ter certa noção desses fatos, mas não tinha deitado a atenção desses fatos. E vivem com esse nome como um menininho que vai, por exemplo, ao Colégio São Luís e não sabe quem foi São Luís.




Outras vezes foi a mãe que deu esse nome e elas estão à vontade porque foi a mãe que deu. Mas não sabem mais nada. Nunca pensaram o que significa o nome Lourdes.




E quando ficam sabendo tomam uma boa surpresa. Lourdes é isso? Mas, por que é que não me falaram antes?




É, aliás, um lindo presente para fazer: contar para Da. Lourdes o que significa o nome de Lourdes!




Muitas vezes essa explicação chega num momento de aflição da hipotética Da. Lourdes. E então a consolação é muito maior.




E o agradecimento também.




Mas, é só isso?




E a alegria de Nossa Senhora vendo que uma alma que tinha o nome de Lourdes e não ligava, se volta para Ela?




Não irá Nossa Senhora abençoar especialmente essa alma?







  • Diante da Gruta de Lourdes aos pés de Nossa Senhora


E não irá a abençoar também e atender os pedidos daquela pessoa que desvendou o valor e o significado do nome Lourdes a quem tinha o nome mas não sabia?




Não terá Ela uma especial dileção para quem fez esse bem a alguém? Que tal vez gemia no fundo da alma e não sabia que levava a solução no próprio nome?




Então contar a história de Santa Bernadete, os problemas pelos que ela passou, o drama de sua família, a pobreza, a doença, a aparição, as incompreensões, os sofrimentos, as consolações, os milagres, tudo o que aconteceu na Gruta. E o que acontece em todas as grutas de Lourdes que há pelo mundo afora.




A gente pede na angústia muita coisa a Nossa Senhora. Ela não vai ficar mais propícia a nosso pedido se fizermos isso com uma alma que ainda não a conhece?




E... se não se chamar Lourdes? O conselho fica valendo igual!!









Acompanhe online o que está acontecendo agora na própria gruta de Lourdes pela Webcam do santuário.





CLIQUE AQUI: WEBCAM (Clássica) (todos os sistemas).






Como ir a Lourdes? veja como ir





You are subscribed to email updates from Lourdes e suas aparições

To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.

Email delivery powered by Google


Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610

[catolicos_respondem] DESAPEGA de tudo o que não usa mais!


terça-feira, 3 de junho de 2014

¡Bienvenido a Vimeo!

To ensure delivery, add no-reply@vimeo.com to your address book.
Vimeo
Hola Apologética Católica
¡Bienvenido a Vimeo! Acabas de unirte al mejor sitio del mundo para subir y compartir los vídeos que creas. ¡Nos alegra que estés aquí! Antes de que empieces a subir vídeos y explorar las maravillas de Vimeo, debemos confirmar que eres una persona y no un robot.
Una vez que completas el registro, aprende cómo puedes empezar a usar Vimeo leyendo los Aspectos básicos de Vimeo, familiarizándote con nuestra atmósfera amigable con la lectura de las Directrices de la comunidad, encontrando inspiración en nuestros Staff Picks y aprendiendo cómo comprimir un archivo correctamente antes de subirlo.
En muy poco tiempo, serás un virtuoso de Vimeo. Cuando estés listo para liberar todo el poder de Vimeo y disfrutar de sus excelentes ventajas como el mayor espacio de carga, las incrustaciones de HD, las estadísticas avanzadas y el soporte móvil para tus vídeos, podrás realizar la actualización a Vimeo Plus.
Gracias de nuevo por unirte. ¡Nos vemos en este sitio!
AMOR,
Vimeo
Has recibido este correo electrónico porque te registraste en Vimeo (555 West 18th Street. Nueva York, NY 10011) y aceptaste recibir nuestros correos electrónicos sobre nuevas funciones, eventos y ofertas especiales de los servicios de Vimeo. Si no deseas recibir más de estos correos electrónicos, haz clic aquí.
Vimeo


TM + © Vimeo, LLC
555 West 18th Street, New York, NY 10011
Condiciones | Política de privacidad

domingo, 1 de junho de 2014

[catolicos_respondem] LITURGIA DA PALAVRA - ASCENSÃO DO SENHOR - A Som !





















É de aconselhar que se leia primeiro toda a Liturgia da Palavra.

  • SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR - ANO A!





A Liturgia da Palavra da Solenidade da Ascensão do Senhor, nos três Ciclos A,B e C, é um convite para reflectirmos no Destino do Homem Novo.

Completando a obra de reconciliação dos homens com Deus, Jesus começa uma vida nova, junto do Pai.

A Sua peregrinação pela Terra atingiu assim o seu termo de triunfo e de glória.

Com efeito, Aquele que no «madeiro da Cruz», entrega a Sua vida nas mãos do Pai, para a retomar na Ressurreição, entra agora na glória definitiva.

A Ascensão é, portanto, a exaltação suprema de Jesus, a Sua glorificação plena pelo Pai, constituído Senhor e centro da História do Mundo.

Como celebração do triunfo e da vitória de Cristo, a Ascensão celebra, ao mesmo tempo, o triunfo da humanidade que, unida ao sofrimento de Cristo, será também unida à Sua glória.

As duas primeiras Leituras são comuns aos três Ciclos, sendo apenas o Evangelho diferente para cada Ciclo.

Na 1ª Leitura, dos Actos dos Apóstolos, Jesus anuncia que vai enviar o Espírito Santo, no qual os discípulos serão baptizados.

- «Mas quando o Espírito Santo vier sobre vós, recebereis uma força e sereis Minhas testemunhas em Jerusalém».(1ª Leitura).

A Ascensão inaugura o tempo da Igreja, na qual, de futuro, o céu e a terra se vão encontrar.

Na Igreja, embora não vejamos Jesus, fisicamente, temos a possibilidade de viver de Cristo e com Cristo.

Na Igreja de hoje, pelos Seus Apóstolos, testemunhas da Ressurreição, anunciadores do perdão e portadores da força do Espírito, Jesus continua a Sua Obra de Salvação.

A Igreja aclama a obra de Deus como canta o Salmo Responsorial :

- "Deus sobe por entre aclamações, o Senhor, ao som de trombetas".

Na 2ª Leitura, S. Paulo diz aos Efésios, e hoje também a cada um de nós, que Jesus, com a Sua Ascensão, foi plenamente glorificado pelo Pai, que O fez sentar a Sua direita, Lhe deu todo o poder e O constituiu chefe do Novo Povo de Deus e Senhor de todo o Universo.

- "Assim o mostra a eficácia da poderosa força que exerceu em Cristo, ao ressuscitá-l'O dos mortos e ao sentá-l'O à Sua direita, lá nos Céus(...). Pô-l'O acima de todas as coisas como Cabeça da Igreja".(2ª Leitura).

É d'Ele que jorra, continuamente, sobre o imenso Corpo que é a Igreja, a Vida Nova, recebida no Baptismo, para desabrochar, em toda a sua força e beleza no Céu.

O Evangelho deste Ano A é de S. Mateus, que nos diz que, Jesus, revestido de poder divino, aparece, pela última vez, aos Seus discípulos, transmite-lhes o Seu mesmo poder e confia-lhes a missão para a qual os havia chamado.

- «Todo o poder Me foi dado no Céu e na Terra. Ide, pois, fazer discípulos de todas as nações, baptizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinai-lhes a cumprir tudo quanto vos mandei. E Eu estou sempre convosco, até ao fim dos tempos».(Evangelho).

Dando-lhes a certeza de que estará sempre junto deles, ao longo da história, envia-os a percorrer os caminhos do mundo, a fim de levarem todos os homens a conhecerem Jesus Cristo e a viverem segundo o Seu Evangelho.

Repare-se que, mesmo sabendo que alguma vez a sua Igreja poderia não ser inteiramente fiel, Jesus não diz aos seus discípulos que entregará a sua missão, a quaisquer outros, como pretendem algumas seitas religiosas que surgiram mais tarde, com a pretensão de serem as substitutas eleitas por Deus para a Igreja Católica.

Interpretando teologicamente a Ascensão de Jesus, recomendam os anjos aos Apóstolos, que não fiquem a olhar para o céu mas que esperem e preparem a volta gloriosa do Senhor.

Esta é, até ao fim dos tempos, a missão da Igreja, numa caminhada entre o visivel e o invisível, entre a realidade presente e a futura cidade para a qual nos destinamos.

A fórmula do nosso Credo : "Ressuscitou, subiu aos céus, está sentado à direita do Pai:", exprime a fé pessoal da Igreja no destino de Jesus de Nazaré.

Este homem com o qual os Apóstolos "comeram e beberam" durante a sua existência terrena, "tornou-se Senhor", depois da sua morte, porque o Pai o associou definitivamente à sua vida e ao seu poder sobre os homens e sobre o mundo.

- "Todo o poder me foi dado no céu e na terra".

Vivo, depois da sua Paixão, ele está presente entre os seus numa nova dimensão, e anda com eles nos caminhos do mundo, aonde os envia como testemunhas da ressurreição, anunciadores do perdão dos pecados e da vida de filhos de Deus, portadores da força do Espírito, que reúne os homens de todas as nações na única Igreja.

Com a fé e o Baptismo, todos os homens entram na nova dimensão do Ressuscitado, pensam e buscam "as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus", participam, como membros do Corpo de Cristo, da "plenitude daquele que completa inteiramente todas as coisas".

Pensando nesta realidade, podem-se compreender as expressões de entusiasmo dos antigos cristãos, como este de S. Leão Magno :

- "A Ascensão de Cristo é a nossa ascensão; já que o Corpo é convidado a elevar-se até à glória em que o precedeu a Cabeça, vamos cantar a nossa alegria, expandir em acção de graças todo o nosso júbilo. Hoje, não apenas conquistamos o paraíso, mas, em Cristo, penetramos nos mais altos céus".

Só nas promessas de Deus no Proto-Evangelho do Antigo Testamento, e da Palavra de Cristo no Novo Testamento, assenta a garantia do cumprimento do plano da História da Salvação.

...............................

Diz o Catecismo da Igreja Católica :

668. – "Cristo morreu e voltou à vida para ser Senhor dos mortos e dos vivos"(Rm.14,9). A ascensão de Cristo aos Céus significa a sua participação, em sua humanidade, no poder e autoridade do próprio Deus. Jesus Cristo é Senhor : Ele possui todo o poder nos Céus e na Terra. Está "acima de todo o principado, poder, virtude e soberania", porque o Pai "tudo submeteu a seus pés" (Ef.1,20-22). Cristo é o Senhor do cosmos e da história. N'Ele, a história do homem, e, até, a Criação inteira encontram a sua "recapitulação"(Ef.1,10), o seu acabamento transcendente.

669. – Como Senhor, Cristo é também a cabeça da Igreja, que é o seu corpo. Elevado aos Céus e glorificado, tendo assim cumprido plenamente a sua missão, continua na Terra por meio da Igreja. A redenção é a fonte da autoridade que, por virtude do Espírito Santo, Cristo exerce sobre a Igreja. "A Igreja, ou seja, o Reino de Cristo está presente já em mistério", "germen e princípio deste mesmo Reino da Terra" (LG 3,5).






Jesus promete enviar o Espírito Santo. Antes de subir aos Céus.















__._,_.___



Enviado por: "John A. Nascimento" <nascimentoja@Shaw.ca>



sábado, 31 de maio de 2014

Mês de Maria

¡Bienvenido a Vimeo!

To ensure delivery, add no-reply@vimeo.com to your address book.
Vimeo
Hola Justiça e Fé
¡Bienvenido a Vimeo! Acabas de unirte al mejor sitio del mundo para subir y compartir los vídeos que creas. ¡Nos alegra que estés aquí! Antes de que empieces a subir vídeos y explorar las maravillas de Vimeo, debemos confirmar que eres una persona y no un robot.
Una vez que completas el registro, aprende cómo puedes empezar a usar Vimeo leyendo los Aspectos básicos de Vimeo, familiarizándote con nuestra atmósfera amigable con la lectura de las Directrices de la comunidad, encontrando inspiración en nuestros Staff Picks y aprendiendo cómo comprimir un archivo correctamente antes de subirlo.
En muy poco tiempo, serás un virtuoso de Vimeo. Cuando estés listo para liberar todo el poder de Vimeo y disfrutar de sus excelentes ventajas como el mayor espacio de carga, las incrustaciones de HD, las estadísticas avanzadas y el soporte móvil para tus vídeos, podrás realizar la actualización a Vimeo Plus.
Gracias de nuevo por unirte. ¡Nos vemos en este sitio!
AMOR,
Vimeo
Has recibido este correo electrónico porque te registraste en Vimeo (555 West 18th Street. Nueva York, NY 10011) y aceptaste recibir nuestros correos electrónicos sobre nuevas funciones, eventos y ofertas especiales de los servicios de Vimeo. Si no deseas recibir más de estos correos electrónicos, haz clic aquí.
Vimeo


TM + © Vimeo, LLC
555 West 18th Street, New York, NY 10011
Condiciones | Política de privacidad

quinta-feira, 29 de maio de 2014

CATEDRAIS MEDIEVAIS Rochedos de Nossa Senhora e São Miguel: escalada rumo ao sublime. Le Puy en Velay






CATEDRAIS MEDIEVAIS





Rochedos de Nossa Senhora e São Miguel: escalada rumo ao sublime. Le Puy en Velay


Posted: 28 May 2014 01:30 AM PDT






Le Puy-en-Velay:

capela de São Miguel da Agulha





Na França, tão rica em lugares extraordinários, Le Puy-en-Velay é um dos mais impressionantes, sem ser dos mais conhecidos.




A pequena cidade de 20 mil habitantes, situada numa bacia povoada de rochedos de origem vulcânica.




Ela fica no extremo sudeste da região do Auvergne, é marcada pela fé, pela História e pela beleza natural.




Ela tira seu nome de uma montanha, penha (este é o significado de "puy") –– o Puy d'Anis, hoje conhecido como Rochedo Corneille — em cujo pico os católicos erigiram gigantesca estátua de Nossa Senhora da França, dominando toda a cidade.




Na Idade Média, Le Puy-en-Velay chamou-se Le Puy Notre-Dame ou Puy Sainte-Marie.




Juntamente com Chartres, Le Puy-en-Velay abriga um dos mais antigos santuários votados ao culto marial na Gália celto-romana.




Aparições da Virgem Santíssima e curas miraculosas fizeram do lugar um centro de peregrinação.








Nossa Senhora do Puy, ou Nossa Senhora da Penha,

também conhecida como a Virgem Negra.

Na catedral de Le-Puy-du Velay.


Já no século III seus habitantes abraçavam a fé cristã, e o Anuário Pontifício registra a presença ali de uma diocese desde essa remota época.




Na Idade Média, tornou-se um dos principais pontos de partida do "caminho de Santiago", para os peregrinos que iam a Santiago de Compostela.




O mais célebre bispo de Puy foi certamente Adhemar de Monteil, nomeado em 1087.




Ardoroso adepto da reforma da Igreja, empreendida por São Gregório VII, ele desempenhou papel essencial na preparação da primeira Cruzada.




Essa primeira Cruzada foi convocada pelo Papa Urbano II em Clermont, capital do Auvergne (na mesma região onde fica o santuário de Nossa Senhora do Puy), em 1095.




Conhecedor da Terra Santa, que visitara como peregrino, Adhemar de Monteil foi escolhido pelo Papa como seu legado na direção da Cruzada, enquanto o comando militar foi confiado ao Conde de Toulouse, Raymond de Saint-Gilles.








Le Puy-en-Velay: Nossa Senhora da França

no alto de um pináculo vulcânico


Quando as divergências se manifestaram entre os barões que chefiavam os principais exércitos, o legado pontifício foi a única autoridade capaz de impor-se a todos, por sua virtude e sua habilidade diplomática.




Morreu em 1098, durante o cerco de Antioquia.




* * *




Almas com sensibilidade notam ainda hoje em Puy –– nesta França infelizmente cada vez mais laica e distante da Religião de seus maiores –– os sinais de predileção providencial e de proteção particular de Maria Santíssima.




Às vezes parece notar-se a bênção divina na própria paisagem.




A primeira impressão religiosa é realçada pela própria configuração topográfica, que o senso católico dos habitantes transformou em homenagem a seus padroeiros celestes.








A catedral de Le Puy-en-Velay,

fica no topo de outro pináculo vulcânico


À distância, o olhar distingue três pináculos que falam por si.




Primeiro, a imensa estátua de Nossa Senhora de França, que mede 16 metros de altura e pesa 110 toneladas.




Fundida em 1860 com o bronze de 213 canhões conquistados como troféus na tomada de Sebastopol, durante a guerra da Criméia, ela figura como símbolo apropriado da realeza de Maria sobre a cidade.




O segundo pináculo corresponde ao campanário da bela catedral, que abriga a Virgem Negra do Puy, trazida do Oriente por Luís VII ou São Luís IX.




Edificada em austero e recolhido estilo românico, ela revela influência bizantina e oriental.




O afluxo de fiéis e de peregrinos exigiu sua ampliação no século XII, e no século XIX foi objeto de importantes restaurações.




Seu rico tesouro abriga preciosas jóias e obras de arte.








Le Puy en Velay: capela de São Miguel Arcanjo






Le Puy en Velay:

capela de São Miguel Arcanjo


Finalmente o menos alto, mas não menos sublime, Rochedo de São Miguel ou St-Michel d'Aiguille, coroado por uma encantadora e secular capela votiva em homenagem ao Arcanjo, patrono da França.




* * *




A milenar chaminé de pedra bruta, originária das fúrias de um antigo vulcão, brota da planície e sobe de um só lance a uma altura de 82 metros, para servir de pedestal à secular capela românica ali construída, não se sabe como, em honra de São Miguel.




A ela pode-se subir através de 268 degraus. Jóia de arquitetura, revela o gênio de arquitetos que souberam aproveitar todos os espaços de uma simples ponta de rochedo para ali erigir e combinar com maestria a arte e a técnica.








Le Puy-en-Velay: capela de São Miguel da Agulha


Os especialistas ressaltam seu portal oriental, sua graciosa decoração de arabescos, seus mosaicos de pedras negras, cinzentas e brancas, seu complicado sistema de abóbadas.




Tudo tão original e tão belo, que se diria inspirado. Em todo caso, fruto do espírito autenticamente cristão.




O edifício atual remonta ao século XI, mas o perfume sobrenatural que em seu interior se respira parece transportar-nos ao ambiente de uma gruta dos primeiros ermitãos do Cristianismo.




O silêncio e o isolamento que ali imperam convidam o visitante ao convívio com o Arcanjo ou com o próprio Deus.




* * *








Panorâmica do conjunto




Tais maravilhas falam de homens profundamente imbuídos de espírito católico, de almas que praticavam a virtude, e por isso transmitiam o espírito de Cristo em todas as suas obras, dando um sentido sobrenatural à vida humana.




O panorama que descrevemos muito sumariamente fala de hierarquia, de um lado; de uma procura do sublime e do Céu, de outro.




No mais alto está o reinado dos Corações de Jesus e de Maria, simbolizado pela estátua de Nossa Senhora com o Menino Jesus.




Em segundo lugar a Igreja, que representa a autoridade de Cristo na Terra.




Em terceiro lugar, um Arcanjo celeste, que representa também os santos, nossos intercessores junto a Deus, nossos aliados nas batalhas da vida terrena, difícil e incerta.




Todos os píncaros apontam para o céu, mas o Rochedo de São Miguel o faz com particular audácia.




Aí se conjugam a força da pedra e a leveza da arte.




A linda capela no alto bem simboliza a Jerusalém celeste, de beleza atraente e sublime, que devemos atingir galgando escarpados caminhos.




É o convite para a luta, para as santas ousadias, para o heroísmo, a fim de alcançar o tão elevado prêmio da felicidade eterna, prometido a todos que combaterem o bom combate.








W. Gabriel da Silva











  • -

 


Apoio


Blood Mney

Emocionante! Deus é perfeito!




Quis homo bonae voluntatis donut authenticum non ab homine, sed ab eo qui misericors. Cessationem omnium pax includit accipiat vester pugnat contra Diabolum crebri sociis gloriosa, idest mundi et carnis.
Mariae, Mediatricis omnium gratiarum adoratio Divini Infantis incumbentes nobis impetrent penetrationem omnia plena sunt.
Et dimisi explicabunt perspectivae, et psallam tibi caeli et universis animantibus quae Regina: Gloria in altissimis Deo, et in terra pax hominibus bonae voluntatis.

Photobucket


Et signum magnum apparuit in cælo: Mulier amicta sole, et luna sub pedibus eius et in capite eius corona stellarum duodecim.


Et peperit filium masculum, qui recturus erat omnes gentes in virga ferrea. Filius eius ad Deum et ad thronum eius et raptus.

Augusto de Piabetá - Blog Católico