Banner

Marcadores

1

2

3

4


5

AddThis Smart Layers

Rio de Janeiro

Santa Sé


segunda-feira, 5 de maio de 2014

[catolicos_respondem] MÊS DE MAIO DE 2014 - MEMÓRIAS DA IRMÃ LÚCIA (02) Som !

 











  • MÊS DE MAIO DE 2014 
  • MEMÓRIAS DA IRMÃ LÚCIA 




(02)– RETRATO DE JACINTA 



1. Temperamento 



Ex.mo e Rev.mo Senhor Bispo. 



Antes dos factos de 1917, exceptuando o laço de parentesco que nos unia, nenhum outro afecto particular me fazia preferir a companhia da Jacinta e Francisco, à de qualquer outra criança. 

Pelo contrário, a sua companhia tornava-se-me, por vezes, bastante antipática, pelo seu carácter demasiado medlindrosa. 

A menor contenda, das que se levantam entre as crianças, quando jogam, era bastante para a fazer ficar amuada, a um canto, a prender o burrinho, como nós cá dizíamos. 

Para a fazer voltar a ocupar o seu lugar na brincadeira, não bastavam as mais doces carícias que em tais ocasiões as crianças sabem fazer. 

Era então preciso deixá-la escolher o jogo e o par com quem queria jogar. 

Tinha, no entanto, já então, um coração muito bem inclinado, e o bom Deus tinha-a dotado dum carácter doce e meigo que a tornava, ao mesmo tempo, amável e atraente. 

Não sei porquê, a Jacinta, com seu irmãozinho Francisco, tinham por mim uma predilecção especial e buscavam-me, quase sempre, para brincar. 

Não gostavam da companhia das outras crianças e pediam-me par ir com eles para junto dum poço que tinham meus pais, no fundo do quintal. 

Uma vez aí, a Jacinta escolhia os jogos em que iamos entreter. 

Os seus preferidos eram, quase sempre, sentados sobre esse poço, que era coberto de lages por cima, à sombra duma oliveira e duas ameixieiras, o jogo das pedrinhas ou do botão. 

Com este vi-me também, não poucas vezes, em grandes aflições, porque, quando nos chamavam para comer, encontrava-me sem botões na roupa. 

Por ordinário, ela tinha-mos ganhado e isto era o bastante para que minha Mãe me ralhasse. 

Era preciso pregá-los à pressa; e como conseguir que ela os desse, se, além do defeitilho de amuar, tinha o de agarrada ? 

Queria guardá-los para o jogo seguinte, para não ter que arrancar os dela. 

Só ameaçando-a de que não voltava mais a brincar com ela é que os conseguia ! 

Não poucas vezes acontecia não poder satisfazer o desejo da minha amiguinha. 

Como minhas irmãs mais velhas, que eram uma tecedeira e a outra costureira, passavam os dias em casa, as vizinhas pediam a minha Mãe para deixarem os seus filhinhos no pátio de meus pais, junto de mim, a brincar, sob a vigilância de minhas irmãs, enquanto que elas iam para os campos trabalhar. 

Minha Mãe dizia sempre que sim, embora custasse a minhas irmãs uma boa perca de tempo. 

Eu era então encarregada de entreter essas crianças e ter cuidado que não caíssem num poço que havia nesse pátio. 

Três grandes figueiras reguardavam, dos ardores do Sol, a essas crianças; seus ramos serviam de baloiço e uma velha eira servia de sala de jantar. 

Quando, nesses dias, a jacinta vinha com seu irmãozinho a chamar-me para o nosso retiro, dizia-lhe que não podia ir, pois minh Mãe me tinha mandado estar ali. 

Então os dois pequeninos resignavam-se com desgosto e tomavam parte na brincadeira. 

Nas horas da sesta, minha Mãe dava a seus filhos a sua lição de doutrina, principalmente quando se aproximava a Quaresma, porque – dizia – não quero ficar envergonhada, quando o Senhor Prior vos perguntar a doutrina, na desobriga. 

Então todas aquelas crianças assistiam à nossa lição de catecismo; a Jacinta lá estava também. 



John

Nascimento 
















__._,_.___





• 



• 

através de email 

• 


• 











Privacidade • Sair do grupo • Termos de uso














.




__,_._,___

Nenhum comentário:

  • -

 


Apoio


Blood Mney

Emocionante! Deus é perfeito!




Quis homo bonae voluntatis donut authenticum non ab homine, sed ab eo qui misericors. Cessationem omnium pax includit accipiat vester pugnat contra Diabolum crebri sociis gloriosa, idest mundi et carnis.
Mariae, Mediatricis omnium gratiarum adoratio Divini Infantis incumbentes nobis impetrent penetrationem omnia plena sunt.
Et dimisi explicabunt perspectivae, et psallam tibi caeli et universis animantibus quae Regina: Gloria in altissimis Deo, et in terra pax hominibus bonae voluntatis.

Photobucket


Et signum magnum apparuit in cælo: Mulier amicta sole, et luna sub pedibus eius et in capite eius corona stellarum duodecim.


Et peperit filium masculum, qui recturus erat omnes gentes in virga ferrea. Filius eius ad Deum et ad thronum eius et raptus.

Augusto de Piabetá - Blog Católico