Banner

Marcadores

1

2

3

4


5

AddThis Smart Layers

Rio de Janeiro

Santa Sé


sábado, 24 de maio de 2014

[catolicos_respondem] HISTÓRIA DA SALVAÇÃO - 6o DOMINGO DA PÁSCOA - A Som !
























HISTÓRIA DA SALVAÇÃO



(015) -6º DOMINGO DA PÁSCOA - A



GUARDAI OS MANDAMENTOS



 

É esta a voz da Igreja através da Liturgia da Palavra de hoje – 6º Domingo da Páscoa - A, para nos lembrar que Deus, desde o princípio, manifestou-se a Si mesmo aos nossos primeiros pais.

E após a sua queda, Deus prometeu-lhes a Redenção, como esperança de salvação quando disse à serpente :

- "Farei reinar a inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Ela esmagar-te-á a cabeça, ao tentares mordê-la no calcanhar". (Gen.3,15).

E a partir daquele momento, Deus tomou incessantemente cuidado da raça humana, com o Seu Concurso Divino, no sentido de lhe garantir a salvação :





- "Àqueles que com perseverança no bem procuram a glória, a honra e a incorrupção, dar-lhes-á a vida eterna". (Rom.2,7).

No devido tempo chamou Abraão para fazer dele o pai dum grande povo :

- "Farei de ti um grande povo, abençoar-te-ei, engrandecerei o teu nome e serás uma fonte de bênçãos". (Gen. 12,2).

Depois dos patriarcas, instruiu o seu povo por meio de Moisés e dos profetas, para que O reconhecessem como único Deus vivo e verdadeiro, pai previdente e juiz justo, e para que esperassem o Salvador prometido; assim preparou Deus através dos tempos com o Seu Concurso Divino, o caminho do Evangelho. (cf. DV 3).

Depois Deus enviou seu Filho, o Verbo eterno, que ilumina todos os homens, para habitar entre os homens e manifestar-lhes a vida íntima de Deus, o qual, por palavras e obras, sinais e milagres, e sobretudo com a sua morte e gloriosa ressurreição, completou totalmente e confirmou a divina revelação, isto é, o plano de Deus para a nossa salvação.

Cristo fundou a sua Igreja, confiando aos seus Apóstolos a missão de transmitir a divina revelação, mandou que pregassem a todos, como fonte de toda a verdade salutar e de toda a disciplina de costumes, o Evangelho prometido antes pelos profetas e por Ele cumprido e promulgado pessoalmente, comunicando-lhes assim os dons divinos.

Os Apóstolos, transmitindo o que eles mesmos receberam, advertem os fiéis a que observem as tradições que tinham aprendido quer por palavras quer por escrito e a que lutem pela fé recebida duma vez para sempre.

A tradição apostólica progride na Igreja sob a assistência do Espírito Santo.

-"Se Me amardes, guardareis os Meus mandamentos. E Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outo Consolador para estar convosco para sempre, o Espírito de verdade que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas que vós conheceis porque habita convosco e está em vós".(Jo.14,15-17).

As afirmações dos Santos Padres testemunham a presença vivificadora da Tradição, cujas riquezas entram na prática e na vida da Igreja crente e orante.

A sagrada Tradição e a Sagrada Escritura estão intimamente unidas e compenetradas entre si, porque derivam da mesma fonte divina e fazem como que uma coisa só e tendem ao mesmo fim.

Constituem um só depósito da sagrada palavra de Deus, confiado à Igreja.

O encargo de interpretar autenticamente a palavra de Deus, escrita ou contida na Tradição, foi confiado só ao Magistério vivo da Igreja, cuja autoridade é exercida em nome de Jesus Cristo.

Além da Constituição Dogmática do Concílio Vaticano II sobre a Revelação Divina - Dei Verbum - o Catecismo da Igreja Católica trata da Revelação no seu Capítulo Segundo - Deus ao encontro do homem.

Pois é neste encontro de Deus com o homem que se devem guardar os Mandamentos, que ainda são os mesmos que Deus gravou em letras de fogo no cimo do Monte Sinai a Moisés e que com base nessas leis, a Igreja catalogou os Dez Mandamentos desta forma :

1)- Adorar a Deus e amá-Lo sobre todas as coisas.

2)- Não invocar o santo nome de Deus em vão.

3)- Santificar os domingos e Festas de Guarda.

4) Honrar pai e mãe (e os outros legítimos superiores).

5)- Não matar (nem causar outro dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo).

6)- Guardar castidade nas palavras e nas obras.

7)- Não furtar (nem injustamente reter ou danificar os bens do próximo).

8)- Não levantar falsos testemunhos (nem de qualquer outro modo faltar à verdade ou difamar o próximo).

9)- Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos.

10)- Não cobiçar as coisas alheias.

Estes dez Mandamentos encerram-se em dois que são :

* Amar a Deus sobre todas as coisas,

* E ao próximo como a nós mesmos.

Linda mensagem, sempre actual para os nossos tempos.



John Nascimento


[hagiografia] 24 de Maio Nossa Senhora Auxiliadora









24 de Maio

Nossa Senhora Auxiliadora


Invocação acrescentada à Ladainha Lauretana pelo Papa São Pio V, em ação de graças pela miraculosa vitória das armas cristãs em Lepanto, no ano de 1571.


Para conhecer a Batalha de Lepanto, acesse:

http://www.lepanto.com.br/historia/cronologia-da-batalha-de-lepanto/


Leia também uma excelente conferência promovida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira sobre o tema:

http://www.lepanto.com.br/catolicismo/aparicoes-de-nossa-senhora/nossa-senhora-auxilio-dos-cristaos/



sexta-feira, 23 de maio de 2014

[catolicos_respondem] IGREJA PERSEGUIDA E RENOVADA Som !























  • IGREJA PERSEGUIDA E RENOVADA





Na Liturgia da Palavra de hoje – 24 de Maio – A, anunciado por S. João, Jesus, fez uma importantíssima revelação e recomendação aos Seus mais íntimos discípulos, os responsáveis pela Sua Igeja, a que se resolveu chamar :O ódio do mundo,.

E depois de falar do aborrecimento do mundo, disse :

-"Se a Mim Me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a Minha Palavra, também giardarão a vossa. Mas tudo isto vos farão por causa do Meu nome, por não reconhecerem Aquele que Me enviou".(Jo.15,30-31).

Nós hoje sabemos que, desde os tempos Apostólicos, sempre a Igreja foi perseguida e muitos dos fiéis cristãos, foram martirizados em Nome de Jesus.

E as perseguições continuaram através dos tempos, sempre em moldes diferentes, conforme as mentalidades religiosas que se foram formando, como também não deixaram de continuar a existir os fiéis cristãos a crescer e a darem a sua vida pelo Nome de Jesus, de tal modo que, mesmo nas mais diversas perseguições, a Igreja apesar das suas limitações humanas, sempre tem mostrado ao Mundo que Jesus tem cumprido a Sua promessa de estar com Ela até ao fim do mundo.

Esta é a nossa fé e a nossa força humana e divina.

E por causa disso, a Igreja sempre actual e actuante, não deixa de se renovar constantemente, acompanhando o progresso social, religioso e político e usando todos os meios técnicos mais apurados.

E assim, muitas coisas se têm mudado na Igreja e isto pode causar alguns reparos por parte de cristãos menos esclarecidos.

A primeira razão é uma necessidade positiva de uma atitude de esperança perante o revolucionário desenvolvimento que nós constatamos à nossa volta.

Parece claro que a Humanidade está sempre a caminhar para uma nova era : é a vida da terra num desenvolvimento social, político, económico e, naturalmente, religioso, absolutamente drástico e cada vez mais rápido e contrastante.

Em todos os tempos da história houve confusões, falsos conceitos sobre o viver humano, tentativas de esperança, esforços frustrados e uma série enorme de conflitos na tentativa de encontrar um futuro melhor para a Humanidade.

Não nos deve surpreender que os Cristãos - isto é, a Igreja Católica - partilhe das perturbações e dos sofrimentos da sociedade.

Seria causa de alarme se a Igreja - que somos nós todos - ficasse impávida e serena, sem se deixar envolver no desenvolvimento que, muitas vezes até nasce dos próprios problemas com que nos debatemos.

Apesar dos sofrimentos e das suas consequências, a renovação da Igreja é um factor positivo que incrivelmente a envolve, restaura e também a rejuvenesce, dando-lhe uma realidade perfeitamente actual e humana.

A Igreja que é o Povo de Deus, sem mudar a sua doutrina, pode todavia actualizar as maneiras de a ensinar, usando os meios ao seu alcance de harmonia com os progressos da vida, para benefício dos seus membros.

Assim, pode haver mudanças renovadoras na disciplina, bem como na liturgia e na pastoral.

O Concílio Vaticano II publicou um Decreto sobre o Ecumenismo e outro sobre os Meios de comunicação social, que nos mostram como a Igreja constantemente tenta a sua renovação.

O Decreto sobre o Ecumenismo diz :

- Toda a renovação da Igreja consiste essencialmente numa maior fidelidade à própria vocação. Esta é, sem dúvida, a razão do movimento para a unidade. A Igreja peregrina é chamada por Cristo a essa reforma perene. Como instituição humana e terrena, a Igreja necessita perpetuamente desta reforma. Assim, se em vista das circunstâncias das coisas e dos tempos houve deficiências, quer na moral, quer na disciplina eclesiástica, quer também no modo de ensinar a doutrina - modo que deve cuidadosamente distinguir-se do próprio depósito da fé - tudo seja recta e devidamente restaurado no momento oportuno.(UR 6).

E quanto ao uso dos Meios de Comunicação social, diz o Decreto :

- À Igreja, pois, compete o direito nativo de usar e de possuir toda a espécie destes meios, enquanto são necessários ou úteis à educação cristã e a toda a sua obra de salvação das almas. (IM 3).

Todos os membros do Povo de Deus, que é a Igreja, devem tentar ser suficientemente compreensivos e humildes para aceitarem as normas de renovação que constantemente se vão verificando, fazendo um voto de confiança no saber e poder dos que nos governam, o Magistério da Igreja.



John




Nascimento









__._,_.___



Enviado por: "John A. Nascimento" <nascimentoja@Shaw.ca>



[Novo post] Na véspera de viagem à Terra Santa, Papa reza diante de Nossa Senhora




Thais publicou: "Na véspera de sua viagem à Terra Santa, o Papa Francisco visitou na manhã desta sexta-feira a Basílica de Santa Maria Maior. Segundo informa o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, o Papa foi à Basílica, em caráter privado, para"



Responda a este post respondendo acima desta linha






Nova publicação em Kerigma, A proclamação da Palavra








Na véspera de viagem à Terra Santa, Papa reza diante de Nossa Senhora


by Thais



Na véspera de sua viagem à Terra Santa, o Papa Francisco visitou na manhã desta sexta-feira a Basílica de Santa Maria Maior.

Segundo informa o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, o Papa foi à Basílica, em caráter privado, para rezar e confiar a Nossa Senhora a iminente viagem a Amã, Belém e Jerusalém.

Depois da oração, que durou 15 minutos, o Pontífice ofereceu um maço de flores a Nossa Senhora.

Logo após a sua eleição como sucessor de Pedro, e em outras oportunidades, Francisco visitou a Basílica de Santa Maria Maior, que fica no centro de Roma, para orar diante do ícone de Maria "Salus Populi romani" (protetora do povo romano).

Por ocasião desta viagem, a partir desta sexta-feira, 23 de maio, estão suspensas as Missas matutinas que o Papa Francisco celebra na capela de sua residência, na Casa Santa Marta.

A próxima missa está programa para sexta-feira, 30 de maio.

As missas às 7h da manhã que o Papa celebra pessoalmente, fazendo breves homilias sobre as leituras do dia, representam uma das novidades mais relevantes do seu pontificado. Trata-se de um magistério "diário", através do qual Francisco alcança milhares de católicos, que aguardam diariamente suas reflexões.

As homilias são breves e são fruto da reflexão do Pontífice, que não segue um "roteiro" ao momento de pronunciá-las. O que chega ao público é uma síntese do que foi dito, e não o pronunciamento integral – elaborada diariamente pela Rádio Vaticano e publicada pelo jornal L'Osservatore Romano.

As reflexões estão agora disponíveis em dois livros, intitulados "Homilias da manhã". O primeiro volume reúne as homilias de 22 de março a 6 de julho de 2013. O segundo as de 2 de setembro de 2013 a 31 de janeiro de 2014.

As Edições CNBB publicaram em português o primeiro volume.

Fonte: Rádio Vaticano



Thais | 23/05/2014 às 12:16 pm | Categorias: Uncategorized | URL: http://wp.me/p3yA87-1cv




Comentário

Ver todos os comentários







Cancele a assinatura para não receber mais posts de Kerigma, A proclamação da Palavra.
Altere as configurações do seu e-mail em Gerenciar Assinaturas.

Problemas para clicar? Copie e cole esta URL no seu navegador:
http://materecclesiauna.wordpress.com/2014/05/23/na-vespera-de-viagem-a-terra-santa-papa-reza-diante-de-nossa-senhora/







Obrigado por voar com o WordPress.com






Comunidade Católica Shalom - Canção dos Reis - YouTube

[Novo post] Sudão: mulher cristã grávida é condenada à morte por apostasia




Thais publicou: "Um mulher sudanesa de 27 anos e grávida de oito meses foi condenada à morte por ter se convertido do islã ao cristianismo depois de se casar com um cristão do Sudão do Sul. Além disso, Meriam Yehya Ibrahim foi açoitada pelo delito de adultério, já que o s"



Responda a este post respondendo acima desta linha






Nova publicação em Kerigma, A proclamação da Palavra








Sudão: mulher cristã grávida é condenada à morte por apostasia


by Thais



Um mulher sudanesa de 27 anos e grávida de oito meses foi condenada à morte por ter se convertido do islã ao cristianismo depois de se casar com um cristão do Sudão do Sul. Além disso, Meriam Yehya Ibrahim foi açoitada pelo delito de adultério, já que o seu casamento com um cristão não é considerado válido pela lei islâmica.



Segundo a agência AFP, o juiz que a condenou teria declarado à mulher: "Nós demos três dias para você se retratar, mas você insiste em não retornar ao islã. Por isso, eu a sentencio ao enforcamento". A sentença de morte, no entanto, não seria executada até que a mulher se recuperasse do parto. Segundo alguns meios de comunicação locais, a execução poderia ser adiada para até dois anos depois do nascimento do bebê.

Atualmente, Meriam Yehya Ibrahim está presa com seu primeiro filho, que tem 20 meses. Em 11 de maio, um tribunal de Cartum a condenou à morte por apostasia e aos açoites por adultério.

A mulher não retornou ao islã depois de receber a ordem de fazê-lo em até três dias. De acordo com a Anistia Internacional, ela foi presa e acusada de adultério em agosto de 2013 depois que um parente a denunciou por adultério com base no fato de ela ter se casado com um cristão.

O tribunal acrescentou a acusação de apostasia em fevereiro de 2014, quando Meriam afirmou ser cristã e não muçulmana. Ela afirma ter sido educada como cristã ortodoxa, a religião de sua madre, porque o pai, muçulmano, esteve ausente durante a sua infância.

O código penal do país contempla, no artigo 146, um máximo de 100 chicotadas por adultério. O artigo 126 prevê a pena de morte para as negativas de renunciar à fé cristã.

A Anistia Internacional declara que "considerar o adultério e a apostasia como delitos de natureza penal é contrário ao direito internacional e aos direitos humanos. O Sudão faz parte do pacto internacional sobre direitos civis e políticos". Para a Anistia Internacional, Meriam Ibrahim "é uma prisioneira de consciência, condenada apenas por causa da religião que escolheu e deve ser libertada imediatamente e sem condições".

Ontem à noite, em Roma, as luzes do Coliseu se apagaram para dar destaque às velas das pessoas que se reuniram no milenar monumento para pedir pelos cristãos perseguidos. Marco Impagliazzo, presidente da Comunidade de Santo Egídio, explicou à Rádio Vaticano que, "lamentavelmente, são muitos os lugares onde esse tipo de liberdade religiosa não é reconhecido, assim como nem sequer o direito à conversão. Nós nos dirigimos aos nossos irmãos muçulmanos e pedimos à parte mais iluminada dentre eles, que é a grande maioria, para trabalhar junto conosco a fim de garantir a todos esse direito fundamental, pelo qual a Igreja vem padecendo muito".



Zenit







Thais | 23/05/2014 às 9:09 am | Categorias: Uncategorized | URL: http://wp.me/p3yA87-1cl




Comentário

Ver todos os comentários







Cancele a assinatura para não receber mais posts de Kerigma, A proclamação da Palavra.
Altere as configurações do seu e-mail em Gerenciar Assinaturas.

Problemas para clicar? Copie e cole esta URL no seu navegador:
http://materecclesiauna.wordpress.com/2014/05/23/sudao-mulher-crista-gravida-e-condenada-a-morte-por-apostasia/







Obrigado por voar com o WordPress.com






[Novo post] Oração de São Pio de Pietrelcina, após a Comunhão




Thais publicou: "Fica comigo, Senhor, pois preciso da tua presença para não te esquecer. Sabes quão facilmente posso te abandonar. Fica comigo, Senhor, porque sou fraco e preciso da tua força para não cair. Fica comigo, Senhor, porque és minha vida, e sem ti perco"



Responda a este post respondendo acima desta linha






Nova publicação em Kerigma, A proclamação da Palavra








Oração de São Pio de Pietrelcina, após a Comunhão


by Thais



Fica comigo, Senhor, pois preciso da tua presença para não te esquecer. Sabes quão facilmente posso te abandonar.

Fica comigo, Senhor, porque sou fraco e preciso da tua força para não cair.


Fica comigo, Senhor, porque és minha vida, e sem ti perco o fervor.

Fica comigo, Senhor, porque és minha luz, e sem ti reina a escuridão.

Fica comigo, Senhor, para me mostrar tua vontade.

Fica comigo, Senhor, para que ouça tua voz e te siga.

Fica comigo, Senhor, pois desejo amar-te e permanecer sempre em tua companhia.

Fica comigo, Senhor, se queres que te seja fiel.

Fica comigo, Senhor, porque, por mais pobre que seja minha alma, quero que se transforme num lugar de consolação para ti, um ninho de amor.

Fica comigo, Jesus, pois se faz tarde e o dia chega ao fim; a vida passa, e a morte, o julgamento e a eternidade se aproximam. Preciso de ti para renovar minhas energias e não parar no caminho.

Está ficando tarde, a morte avança e eu tenho medo da escuridão, das tentações, da falta de fé, da cruz, das tristezas. Oh, quanto preciso de ti, meu Jesus, nesta noite de exílio.

Fica comigo nesta noite, Jesus, pois ao longo da vida, com todos os seus perigos, eu preciso de ti.

Faze, Senhor, que te reconheça como te reconheceram teus discípulos ao partir do pão, a fim de que a Comunhão Eucarística seja a luz a dissipar a escuridão, a força a me sustentar, a única alegria do meu coração.

Fica comigo, Senhor, porque na hora da morte quero estar unido a ti, se não pela Comunhão, ao menos pela graça e pelo amor.

Fica comigo, Jesus. Não peço consolações divinas, porque não as mereço, mas apenas o presente da tua presença, ah, isso sim te suplico!

Fica comigo, Senhor, pois é só a ti que procuro, teu amor, tua graça, tua vontade, teu coração, teu Espírito, porque te amo, e a única recompensa que te peço é poder amar-te sempre mais.

Como este amor resoluto desejo amar-te de todo o coração enquanto estiver na terra, para continuar a te amar perfeitamente por toda a eternidade. Amém.

Santo Padre Pio.



Thais | 23/05/2014 às 9:26 am | Categorias: Uncategorized | URL: http://wp.me/p3yA87-1cp




Comentário

Ver todos os comentários







Cancele a assinatura para não receber mais posts de Kerigma, A proclamação da Palavra.
Altere as configurações do seu e-mail em Gerenciar Assinaturas.

Problemas para clicar? Copie e cole esta URL no seu navegador:
http://materecclesiauna.wordpress.com/2014/05/23/oracao-de-sao-pio-de-pietrelcina-apos-a-comunhao/







Obrigado por voar com o WordPress.com






[Novo post] As riquezas do Vaticano




Thais publicou: "A alegação de que o Vaticano - a Igreja Católica, por conseguinte - tem muito ouro e dinheiro, e que deveria, portanto, ajudar os pobres, é muitíssimo utilizada por seus detratores. Mas, de onde vem essa ideia? Num passeio pelo Vaticano é possível realme"



Responda a este post respondendo acima desta linha






Nova publicação em Kerigma, A proclamação da Palavra








As riquezas do Vaticano


by Thais



A alegação de que o Vaticano - a Igreja Católica, por conseguinte - tem muito ouro e dinheiro, e que deveria, portanto, ajudar os pobres, é muitíssimo utilizada por seus detratores. Mas, de onde vem essa ideia?

Num passeio pelo Vaticano é possível realmente acreditar na falsa acusação de que a Igreja é riquíssima, pois, de fato, ali se vêem muitas obras de arte. Trata-se de um patrimônio acumulado ao longo de dois mil anos de história e que não pode ser comercializado. Faz parte do acervo da Humanidade e, para sua manutenção, requer grandes recursos também, tais como funcionários, tecnologia adequada etc. Este é um ponto a ser considerado.

A Igreja Católica, enquanto instituição jurídica, é descentralizada, ou seja, cada diocese é responsável pela arrecadação financeira, bem como tem autonomia para dispor desses haveres da forma como bem entender.

Essas dioceses muitas vezes têm um orçamento bem maior que o do Vaticano. E em muitas ocasiões são chamadas a socorrê-lo financeiramente, como foi o caso noticiado pela Folha de São Paulo, no dia 10 de julho de 2010 [01].

Apesar disso, é notória a intensidade da atividade caritativa da Igreja Católica Apóstólica Romana. Numa rápida pesquisa é possível verificar que ela é a entidade que mais faz caridade no mundo. Por meio de seus hospitais, creches, fundações, leprosários, escolas... Muitos homens e mulheres foram canonizados justamente pela doação aos pobres e pela criação de mecanismos para diminuir o sofrimento dos menos favorecidos.

A Igreja sempre cuidou dos desamparados, das viúvas, dos rejeitados. Suas instituições sempre acolheram, alimentaram e educaram aqueles que mais precisavam. Mesmo em tempos de dificuldade. A História comprova esta afirmação.

Todos os anos, por ocasião da festa de São Pedro e de São Paulo, o mundo dispõe com generosidade de doações para o chamado Óbulo de São Pedro, que é apenas uma das maneiras encontradas pelo Papa para arrecadar fundos para ajudar os pobres e necessitados do mundo todo.

A Igreja sempre possuiu muito dinheito, mas sempre o empregou para o bem da humanidade, isso é inegável. Ela sabe cuidar dos dons e as riquezas de Deus e as administra com generosidade. E depende de cada um de nós para continuar a ter recursos para fazer o bem a quem precisa sempre. Sejamos generosos também.

Referência:
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/764981-vaticano-apresenta-deficit-orcamentario-pelo-terceiro-ano-consecutivo.shtml



Via Christo Nihil Praeponere



Thais | 23/05/2014 às 9:30 am | Categorias: Uncategorized | URL: http://wp.me/p3yA87-1cs




Comentário

Ver todos os comentários







Cancele a assinatura para não receber mais posts de Kerigma, A proclamação da Palavra.
Altere as configurações do seu e-mail em Gerenciar Assinaturas.

Problemas para clicar? Copie e cole esta URL no seu navegador:
http://materecclesiauna.wordpress.com/2014/05/23/as-riquezas-do-vaticano/







Obrigado por voar com o WordPress.com






(28) " Medjugorje Urgente"

Video emocionante - Cantor Miguel - foi por voce! (Paixão de Cristo)


(105) Diocese de Petrópolis

_

[catolicos_respondem] MÊS DE MAIO DE 2014 - MEMÓRIAS DA IRMÃ LÚCIA (10) - RETRATO DA JACINTA Som !





















  • MÊS DE MAIO DE 2014


  • MEMÓRIAS DA IRMÃ LÚCIA





(10)– RETRATO DE JACINTA Continuação




11 Amor ao Santo Padre.



Foram interrogar-nos dois Sacerdotes que nos recomendaram que rezássemos pelo Santo Padre.

A Jacinta perguntou quem era o Santo Padre e os bons Sacerdotes explicaram-nos quem era e como precisava muito de orações.

A Jacinta ficou com tanto amor ao Santo Padre que, sempre que oferecia os seus sacrifícios a Jesus, acrescentava : e ao Santo Padre.

No fim de rezar o Terço, rezava sempre três Ave Marias pelo Santo Padre e algumas vezes dizia :

- Quem me dera ver o Santo Padre ! Vem cá tanta gente e o Santo Padre nunca cá vem.

Na sua inocência de criança, julgava que o Santo Padre podia fazer esta viagem como as outras pessoas.

Um dia, meu Pai e meu Tio foram intimados para nos apresentarem, no dia seguinte, em a Administração.

Meu tio disse que não levava os seus filhos, porque, dizia ele, não tenho por que apresentar em um tribunal duas crianças que não são responsáveis pelos seus actos, e ademais disso, eles não aguentam o caminho a pé até Vila Nova de Ourém !

Vou ver o que eles querem.

Meu pai pensava de outra maneira :

- A minha, levo-a, ela que se arranje lá com eles, que eu cá destas coisas não entendo nada.

Aproveitaram então a ocasião para nos meterem todos os sustos possíveis.

No dia seguinte, ao passar por casa de meu Tio, meu Pai esperou alguns instantes por meu Tio.

Corri à cama de Jacinta a dizer-lhe adeus.

Na dúvida de nos tornarmos a ver, abracei-a.

E a pobre criança, chorando, disse-me :

- Se eles te matarem, diz-lhes que eu e mais o Francisco somos como tu e que também queremos morrer. E vou já com o Francisco para o poço rezar muito por ti.

Quando, à noitinha, voltei, corri ao poço e lá estavam os dois, de joelhos, debruçados sobre a beira do poço, com a cabecinha entre as mãos, a chorar.

Assim que me viram, ficaram surpreendidos.

- Tu vens aí!? Veio aqui a tua irmã buscar água e disse-nos que já te tinham matado. Já rezámos e chorámos tanto por ti !...



John


Nascimento











__._,_.___



Enviado por: "John A. Nascimento" <nascimentoja@Shaw.ca>



[catolicos_respondem] AMOR DO PRÓXIMO !! Som !






















  • AMOR DO PRÓXIMO!!


**********************


 

Na Liturgia da Palavra de hoje – 23 de Maio – A e 6ª-Feira do 5º Domingo da Páscoa, Jesus, ainda na continuação da celebração do Bom Pastor, e como reflexo do amor do Pai, faz o elogio do amor ao próximo :

-" O Meu mandamento é este : Que vos ameis uns aos outrros, como Eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pdlos seus am igod".(Jo.1512).



"Amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a nós mesmos !"



É uma crença católica que é pecado não praticar o Amor do Próximo, ainda que seja um inimigo.

Isto exige que tenhamos um Amor ilimitado ao Próximo, isto é, a todas as pessoas, não apenas àquelas que nos amam, mas até às que nos querem mal, porque só assim se entende o que é um amor cristão, um Amor ao Próximo...

Esta forma de amor é o sinal por excelência da contradição do mundo com o seu ódio, a sua auto-suficiência e o seu egoísmo.

O Amor Do Próximo é a fonte da unidade da Igreja e o mais evidente sinal da presença do Espírito Santo, porque o Espírito Santo é a fonte da caridade, (do Amor).

O verdadeiro Amor do Próximo revela o amor de Deus por nós, é fiel, desinteressado e fonte de paz.

O Amor do Próximo fundamenta-se na Eucaristia e dela tira toda a sua forma, pois a Eucaristia é o modelo de todo o Amor do Próximo.

Amando-nos uns aos outros encontramos formalmente Cristo, o Qual ama o próximo e nos leva a crer no Amor do Próximo como Ele faz.

Diz o Catecismo da Igreja Católica :

2196. – Respondendo à questão posta sobre o primeiro mandamento, Jesus disse : «O primeiro é : "Escuta, Israel ! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de toda a tua mente e de todas as tuas forças !". O segundo é este : "Amarás o teu próximo como a ti mesmo". Não há qualquer mandamento maior do que estes».(Mt.12,29-31).

E o apóstolo S. Paulo lembra :

- «Quem ama o outro cumpre a lei. É que os mandamentos que dizem : "Não cometerás adultério, não matarás, não furtarás, não hás-de cobiçar", bem como qualquer outro mandamento, resumem-se nestas palavras : amarás ao próximo como a ti mesmo. A caridade não faz mal ao próximo. Portanto, a caridade é o pleno cumprimento da lei».(Rm.13,8-10).

E quem é o nosso próximo ? Basta ler a Parábola do Bom Samaritano em Lucas capítulos 10,25 e seguintes.

Sobre o Amor de Deus e o Amor do Próximo, os Livros do Novo Testamento estão cheios de referências.

A Liturgia da Palavra de hoje assenta toda no amor de Deus e, consequentemente, também, no amor do próximo.

O próximo, não é um mito, é todo aquele que se encontra em qualquer espécie de necessidade, que precisa de ajuda, que tem muitas carências humanas, familiares, emocionais, que precisa de amor.

E Jesus assim nos recomenda :

-"Vós sereis Meus amigos se fizerdes o que Eu vos mando (...) Chamei-vos amigos poque tudo quanto ouvi de Meu Pai vo-lo dei a conhecer".(Jo.15,14).

E é assim que nós temos que fazer para amarmos também o nosso próximo.



John


Nascimento















__._,_.___



Enviado por: "John A. Nascimento" <nascimentoja@Shaw.ca>




Responder através da web







através de email



Adicionar um novo tópico



Mensagens neste tópico (1)





Visite seu Grupo





Privacidade • Sair do grupo • Termos de uso

















.






__,_._,___

[hagiografia] 23 de Maio - São João Batista de Rossi (+ Roma, 1764)

 



23 de Maio
São João Batista de Rossi
(+ Roma, 1764)
Sacerdote nascido perto de Gênova, passou quase toda a vida em Roma, onde praticou eminentes atos de caridade a serviço dos pobres e dos prisioneiros, e onde foi grande apóstolo do confessionário. É considerado "o São Vicente de Paulo de Roma".



quarta-feira, 21 de maio de 2014

[hagiografia] 21 de Maio - Santo Hospício, Confessor (+ França, séc. VI)

 



21 de Maio
Santo Hospício, Confessor 

(+ França, séc. VI)
Viveu na região de Nice, no sul da França, numa velha torre, praticando jejuns e penitências. Recebeu de Deus o dom dos milagres e o de profetizar. Segundo o Martirológio Romano, predisse a invasão dos lombardos e, depois de esta se ter realizado, esforçou-se para converter os invasores.



_

[catolicos_respondem] ENRAIZADOS N'ELE Som !

 











  • ENRAIZADOS N'ELE...

 






«Como a vara não pode dar fruto por si mesma, se não permanecer na cepa, assim vós também não, se não permanecerdes em Mim». 



A Liturgia da Palavra de hoje – 21 de Maio – A, convida-nos a uma reflexão sobre a bem conhecida Alegoria da Videira : 

-"Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em Mim e Eu n'Ele, esse dá muito fruto; porque sem Mim, nada podeis fazer".(Jo.15,5). 

Pois devemos chamar a isto, estar Enraizado n'Ele. 

*Estar Enraizado em Cristo, é condição essencial para uma vida plena em ordem à salvação eterna. 

*Estar Enraizado em Cristo, é sinónimo de possuir uma mensagem de redenção e um compromisso de evangelização. 

É verdade que Deus atribuiu ao homem um lugar especial, no conjunto da criação. 

Contudo, isso não significa que ele tenha um título de posse e de exploração a seu bel-prazer. 

Colocados como intendentes de Deus no interior da Criação, significa que Deus continua a ser o princípio, o centro e o apogeu de toda a Criação. 

Enraizados em Cristo, significa receber uma nova seiva para darmos bons frutos, que o mesmo é dizer, sermos testemunhas da mensagem de Deus e dos ensinamentos do Magistério da Igreja. 

Em caso contrário : 

-"Se alguém não estiver em Mim, será lançado fora, como a vara, e secará; lançá-lo-ão ao fogo e arderá".(Jo.15,6) 

Segundo esta mensagem : 

* A nós incumbe-nos a tarefa de servir a Criação, promovendo-a na sua beleza e fecundidade, para gáudio das gerações presentes e futuras. 

* A nós cumpre-nos a tarefa de humanizar essa natureza, por vezes inóspita e selvagem, para que homens e mulheres nela recolham os frutos da alegria e do mais puro amor. 

* A nós foi-nos confiada a missão de transformar a natureza da Criação sem a consumir e degradar de tal modo que, atrás de nós, fiquem apenas rastos de poluição e de deserto. 

* Foi-nos incumbido o testemunho de tentar reparar o pecado pessoal e social, que é a desfiguração e degradação a que sujeitamos a natureza, desertificando o planeta e tornando a atmosfera irrespirável. 

* Foi-nos dada a mensagem cristã de ascese e generosidade, para procurarmos usar sem destruir, para que seja evitado o suicídio colectivo do resto da humanidade. 

-"Se vós estiverdes em Mim, e as Minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será concedido".(Jo.15,7). 

À medida que vai avançando no seu percurso entre nós, Jesus vai crescendo como o Cristo da nossa fé, como a cepa de que nós somos os ramos. 

Antes de ser elevado à condição de Salvador dos homens e Cabeça duma humanidade nova, Jesus deverá experimentar na sua carne todas as vicissitudes da nossa condição. 

Graças a essa grande viragem a que chamamos Páscoa, Jesus torna-se o recapitulador de toda a história e o redentor de todos os homens. 

Mas a Páscoa tem uma dimensão histórica e terrena de tal modo dramática e escandalosa que Jesus resolve levantar o véu que ocultava a dimensão transfiguradora desse processo trágico e glorioso. 

A Paternidade divina da Obra Criadora levar-nos-á a permanecer na natureza com a consciência de que somos varas unidas à cepa para defendermos a herança maravilhosa que é preciso legar à geração futura, produzindo frutos de justiça, solidariedade e amor, que nos levem a fazer parte do Plano da História da Salvação. 



John
Nascimento 















__._,_.___



Enviado por: "John A. Nascimento" <nascimentoja@Shaw.ca> 





• 



• 

através de email 

• 


• 










Privacidade • Sair do grupo • Termos de uso

















.




__,_._,___

terça-feira, 20 de maio de 2014

[Novo post] REFERINDO-SE A JESUS




Thais publicou: "Os títulos de Jesus invocam características inerentes à Sua Pessoa, de modo que podem ser usados no lugar de Seu Nome. São muito comuns em todo o Cristianismo, embora algumas de suas realizações sejam frequentes entre cristãos ortodoxos. Alguns desses tít" 





Responda a este post respondendo acima desta linha 






Nova publicação em Kerigma, A proclamação da Palavra 






REFERINDO-SE A JESUS


by Thais



Os títulos de Jesus invocam características inerentes à Sua Pessoa, de modo que podem ser usados no lugar de Seu Nome. São muito comuns em todo o Cristianismo, embora algumas de suas realizações sejam frequentes entre cristãos ortodoxos. Alguns desses títulos são:

CRISTO (Χριστός - Khristos) – "O Ungido", originalmente era usado como tradução do hebraico מָשִׁיחַ (mashiakh), Messias, e no Novo Testamento era usado em reconhecimento de Jesus como o Messias de Israel. Embora tenha, ainda hoje, esse sentido primeiro, passou a ser parte do nome de Jesus, deixando de ser um título propriamente dito.


SENHOR (Κύριος - Kyrios) – Usado em reconhecimento da divindade e soberania de Cristo. Na Septuaginta, Kyrios é usado em lugar do tetragrama, designando Deus.

VERBO (Λόγος - Logos) – Também designa a divindade de Cristo, e é usado primeiramente no Evangelho de São João, para afirmar que o Logos existe desde sempre, e é Deus.

PANTOKRATOR (Παντοκράτωρ) – Comumente traduzido por Todo-Poderoso, sua tradução mais literal (e em melhor acordo com a visão ortodoxa), é "Aquele que tudo governa". Denota a soberania de Cristo sobre todas as coisas, de modo que nada ocorre em oposição à sua vontade.

DOADOR DA VIDA (Ζωοδοτης - Zoodotes) – Usado também para o Espírito Santo, reconhece Cristo como a fonte da vida, sem o qual nada é.

ANCIÃO DOS DIAS (Παλαιός των Ημερών – Palaios ton Hemeron) – Reconhece Cristo como eterno, anterior à criação do Universo, e preexistente à Sua encarnação.



Via Cristianismo Ortodoxo





Thais | 20/05/2014 às 4:47 pm | Categorias: Uncategorized | URL: http://wp.me/p3yA87-1c6












Cancele a assinatura para não receber mais posts de Kerigma, A proclamação da Palavra.
Altere as configurações do seu e-mail em Gerenciar Assinaturas. 

Problemas para clicar? Copie e cole esta URL no seu navegador: 













  • -

 


Apoio


Blood Mney

Emocionante! Deus é perfeito!




Quis homo bonae voluntatis donut authenticum non ab homine, sed ab eo qui misericors. Cessationem omnium pax includit accipiat vester pugnat contra Diabolum crebri sociis gloriosa, idest mundi et carnis.
Mariae, Mediatricis omnium gratiarum adoratio Divini Infantis incumbentes nobis impetrent penetrationem omnia plena sunt.
Et dimisi explicabunt perspectivae, et psallam tibi caeli et universis animantibus quae Regina: Gloria in altissimis Deo, et in terra pax hominibus bonae voluntatis.

Photobucket


Et signum magnum apparuit in cælo: Mulier amicta sole, et luna sub pedibus eius et in capite eius corona stellarum duodecim.


Et peperit filium masculum, qui recturus erat omnes gentes in virga ferrea. Filius eius ad Deum et ad thronum eius et raptus.

Augusto de Piabetá - Blog Católico