Banner

Marcadores

1

2

3

4


5

AddThis Smart Layers

Rio de Janeiro

Santa Sé


sábado, 10 de maio de 2014

[catolicos_respondem] HISTÓRIA DA SALVAÇÃO - 4o DOMINGO DA PÁSCOA - A -UM PASTOR PARA SERVIR Som !

 














  • HISTÓRIA DA SALVAÇÃO 




  • (010) UM PASTOR PARA SERVIR ... 





(4º Domingo da Páscoa – A) 




«Eu sou Porta. Se alguém entrar através de Mim, salvar-se-á». 



Num mundo dominado pela incerteza, pela desconfiança generalizada e permanente, não admira que as pessoas em busca de segurança, queiram apoiar-se em líderes que lhes dêem a sensação de poder e de autoridade, capazes de instaurar a ditadura do BEM, punindo os prevaricadores e exaltando os justos, para bem da Comunidade Nacional, política e religiosa. 

Num mundo em que presentemente vivemos, os padrões de comportamento acabam por ser : 

* Fazer carreira para se colocar acima dos outros. 

* Dar nas vistas pelo poder e pela riqueza. 

* Instrumentalizar pessoas e grupos organizados. 

* Tentar atingir os próprios interesses egoístas e partidários. 

O próprio Jesus Cristo, que Se apresentou como Filho de Deus, foi confrontado com modelos como este, pelo que as pessoas se podiam interrogar : 

* Ser Filho de Deus, significa dominar ou servir ? 

* Ele irá ceder também à vertigem da fama ? 

* Irá Ele servir-se da sua autoridade, reconhecida pelo povo, para impor o Reino ? 

Mas Jesus nem sequer aceita o desafio. 

Desde o primeiro momento assinalou qual era a sua escolha : 

«O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida para resgatar a multidão».(Mt.20,28). 

E os primeiros discípulos, ao reconhecerem a sua autoridade, perguntaram, como nós hoje podemos perguntar : 

«Que vem a ser isto ?». 

E a resposta de Jesus, que ecoa através dos tempos, continua a ser invariavelmente a mesma : 

«Em verdade, em verdade vos digo : Eu sou a Porta das ovelhas...Eu vim para que tenham a vida e a tenham em abundância».(Jo.10,7-10). 

Em definitivo, a única Porta de saída é Jesus o Pastor que o Pai nos envia, e que se junta a nós : 

* Nos abismos em que nos deixamos cair para nos salvar. 

* Nos becos onde nos sentimos enclausurados, para nos libertar. 

* Nos guetos onde nos acorrentaram para nos julgar e defender. 

* Nos sepulcros onde nos enterraram, para nos devolver a uma vida melhor na qual Ele é a Porta aberta para uma nova vida onde haja abundância. 

A Porta é estreita porque aqueles que querem passar por ela deverão adoptar as mesmas atitudes que Jesus tomou enquanto esteve connosco : 

* O seu modo de se relacionar com os outros, olhando-os com misericórdia e transmitindo-lhes confiança e coragem. 

* A sua maneira de apreciar o mundo, descobrindo nele as suas múltiplas potencialidades de mudança e infundindo nele o seu espírito criador. 

* A porta é estreita porque, aberta a passagem, somos nós que temos de tomar a decisão de passar por ela, e isso supõe que tenhamos a capacidade de resistir à sedução doutros pastores e a coragem do ideal que Jesus nos propõe, para que possamos fazer parte do Plano da História da Salvação. 



John

Nascimento








__._,_.___




(107) Bíblia Católica Online

[Novo post] Princípios de uma amizade verdadeira




Thais publicou: "Amigo fiel é uma poderosa proteção, quem encontrou esse amigo descobriu um tesouro". (Cf. Ecl 6, 14) A verdadeira amizade consiste em pessoas que foram unidas por Deus para viver uma comunhão de vida, trilhar um caminho, desafios, conquistas. Pois a amiza" 




Responda a este post respondendo acima desta linha 






Nova publicação em Kerigma, A proclamação da Palavra 






Princípios de uma amizade verdadeira


by Thais



Amigo fiel é uma poderosa proteção, quem encontrou esse amigo descobriu um tesouro". (Cf. Ecl 6, 14) A verdadeira amizade consiste em pessoas que foram unidas por Deus para viver uma comunhão de vida, trilhar um caminho, desafios, conquistas. Pois a amizade cristã é um Dom e nasce da amizade com Deus. Hoje as pessoas carecem de verdadeiros relacionamentos, pautados na Verdade e no crescimento humano e espiritual. Uma verdadeira amizade não tem preço, se conquista, e se cativa dia a dia: "Ao amigo fiel não há nada que se compare, pois nada equivale ao bem que ele é". (Ecl 6,15). Por isso, acredito que Deus me inspirou esse propósito, para vivermos melhor e com maior profundidade o sentido de uma verdadeira amizade. Deus me inspirou no encontro com alguns amigos estes simples princípios para que nós pudéssemos viver melhor nossa amizade:



1 - Estreitaremos os laços de amizade, partindo de que a amizade é uma coisa Divina, um Dom de Deus para caminharmos nesta terra. Por isso, não viveremos nada sozinhos, sempre estaremos em comunhão vivendo o princípio da partilha e da transparência;

2 – A Oração será o primeiro meio de nos comunicarmos e de intercedermos uns pelos outros. Alimentaremos nossa amizade e cresceremos no conhecimento e no amor através na oração. Por excelência na Santa Eucaristia, celebrada e adorada onde levaremos nossas causas para o altar do Senhor. Aqui entra a intercessão do nosso amigo São Pe Pio. Outra oração simples que nos acompanhará será o Terço com a Virgem Maria, apresentaremos tudo a Nossa Senhora como os serventes das bodas de Caná fizeram e ela intercederá a Jesus por nós. A Oração será o primeiro Alimento de nossa amizade.





3 – Nosso objetivo é alcançarmos juntos a santidade e a felicidade. Viver bem nossa caminhada, nossa vocação e vida cristã como cidadãos no mundo. É bom saber: EU NUNCA ESTOU SOZINHO! Pois o nosso melhor amigo disse: "Eu não vos deixarei órfãos, mandarei o Espírito Santo". E disse também: "Estarei convosco até os fins dos tempos!".





4 – Um dos sentimentos mais nobres da verdadeira amizade são a liberdade e a verdadeque se tem com a pessoa amiga, com os amigos somos o que somos sem medo de não sermos aceitos. Ao mesmo tempo aquele que deseja crescer numa amizade precisa ter o coração aberto para acolher a direção e formação que nos vêem pela liberdade e verdade do outro. Pois o amigo é nas mãos de Deus um instrumento que nos lapida a alma. O amigo é o garimpeiro das preciosidades do nosso coração.





5 – Respeito e a confiança são fundamentais em qualquer relacionamento, por eles você consegue abrir os olhos, mudar os pensamentos e convencer o coração de qualquer amigo. Respeito e confiança só se adquirem com o tempo, "depois que você comeu um 'kilo de sal' juntos";





6 – Para nunca estagnar no crescimento da amizade é preciso viver um principio do Pequeno Príncipe: "Tu és eternamente responsável por aquilo que cativas" (O Pequeno Príncipe Saint-Exupéry). O amigo é alguém que nós vamos conquistando todos os dias, quando achamos que já conhecemos tudo ainda não conhecemos nada. É uma nascente de água, quanto mais cavamos mais brota.



É simples e é maravilhoso saber que eu tenho amigos que fazem comigo uma caminhada, que nos levará para o céu… As pessoas que estreitaram entre si os laços são trazidas por Deus de maneira simples e reveladas ao coração, não porque elas merecem, mas porque elas precisam, por isso, são pessoas escolhidas, vocacionadas a amizade. A vida cristã e o Carisma Canção Nova me deram à oportunidade de fazer verdadeiras e profundas amizades, que me ajudam a crescer, a conhecer mais a Deus e a mim mesmo, a melhor servir a Jesus meu mestre e meu melhor amigo. Hoje eu rezo por todos os meus amigos que conquistei e me conquistaram durante todos estes anos de caminhada. "Amigo fiel é elixir de vida longa e feliz".





Sejam bem vindos todos que acreditam na força do Amor, da Oração e da amizade, porque com elas conquistaremos o Céu. A maior Força do mundo é o Amor!

Padre Luizinho,
Com. Canção Nova






Thais | 10/05/2014 às 1:46 am | Tags: Amigos, Amizade, Verdadeira | Categorias: Uncategorized | URL: http://wp.me/p3yA87-1bq












Cancele a assinatura para não receber mais posts de Kerigma, A proclamação da Palavra.
Altere as configurações do seu e-mail em Gerenciar Assinaturas. 

Problemas para clicar? Copie e cole esta URL no seu navegador: 













[Novo post] Padre Pio em minha vida




Thais publicou: "Assim como muitos católicos, sempre tive o desejo de ser devota de algum santo, porém não tinha intimidade com nenhum a ponto de dizer: "Sou devota desse ou daquele santo". Até que, um dia, tive a graça de assistir ao filme de Padre Pio e fiquei encantadí" 




Responda a este post respondendo acima desta linha 






Nova publicação em Kerigma, A proclamação da Palavra 






Padre Pio em minha vida


by Thais



Assim como muitos católicos, sempre tive o desejo de ser devota de algum santo, porém não tinha intimidade com nenhum a ponto de dizer: "Sou devota desse ou daquele santo". Até que, um dia, tive a graça de assistir ao filme de Padre Pio e fiquei encantadíssima com sua história: um homem que tinha traços de santidade desde criança e enfrentou terríveis batalhas contra o demônio por amor a Deus e a sua vocação. A partir daí, comecei a pesquisar mais sobre a história desse lindo santo através nos livros e devocionários.

Passei a cultivar uma experiência de amizade e intimidade com Padre Pio. Rezava muito com um devocionário, o qual continha diversas orações desse santo, de modo especial aquela oração que Celina Borges traduziu de uma forma tão bela na canção: "Fica, Senhor, comigo". O mais bonito é que eu o sentia muito próximo de mim.

Estava em discernimento vocacional no ano de 2008. Tinha o desejo de ingressar na Comunidade Canção Nova e sofri terríveis combates espirituais nesse tempo. Foi Padre Pio quem me ajudou a viver essa fase com sua presença e intercessão.

Nesse mesmo ano de 2008, tive a graça de conhecer a cidade que Padre Pio viveu a maior parte de sua vida religiosa: São Giovanni Rotondo. Por ocasião do Reconhecimento Pontifício da Canção Nova, fiz essa viagem com vários missionários da comunidade. Lembro-me que o meu coração estava cheio de dúvidas em relação a minha vocação, pois eu estava com uma vida profissional muito bem encaminhada, estava bem engajada na paróquia, minha família estava crescendo com o nascimento da minha sobrinha Luiza. Como deixar tudo isso para trás? Ao mesmo tempo que eu tinha o desejo de ser toda de Deus, meu coração ficava apertado ao saber que eu teria que abrir mão de pessoas e coisas tão preciosas para mim.

Nessa minha visita a São Giovanni Rotondo, tive a graça de conhecer a igreja onde Padre Pio viveu seu apostolado. Seus pertences se encontravam nela: túnicas, estolas, livros, escritos… Mas o que mais me encantou foi ver o quarto onde ele dormia. Era de uma simplicidade extraordinária! Lembro-me da cama, do seu chinelinho ao lado dela, uma escrivaninha, uma cadeira. Fiquei ali parada durante um bom tempo contemplando aquele lugar. De dentro de mim vinha a pergunta: "Como pode alguém viver de forma tão simples e ser tão feliz?".

Aquele lugar retratava um coração livre, desapegado de tudo por amor a Deus. Continuei a caminhar e vi o confessionário onde Padre Pio passava horas do seu dia a atender confissões, resgatando assim muitas almas para Deus. Mais adiante, o mais impactante momento: assisti a um vídeo que mostrava um pouco da história dele, com cenas reais de sua vida. Eram destacados momentos marcantes de sua história.

Esse vídeo nos preparava para irmos até o local onde estava o corpo do santo. Sim, havia sido feita a exumação do corpo de Padre Pio e, com isso, todos os peregrinos que por ali passavam podiam contemplar esse homem de Deus praticamente intacto. O clima do ambiente era sobrenatural. Contemplar o rosto de um santo, a serenidade que transfigurava naquela face, a paz que tomava conta daquele lugar me fez entrar numa profunda reflexão. Foi ali que pedi o socorro a ele, pedi que ele tomasse conta da minha vocação.

Mais tarde, na Santa Missa, ele respondeu ao meu pedido. Senti tão forte a presença deste santo ao meu lado que não pude conter as lágrimas. Foi na Santa Missa que ele me disse claramente que estava me assumindo como filha espiritual e que iria cuidar da minha vocação. Ele me deu a inspiração de que, todas as vezes que eu fosse receber Jesus Eucarístico, me colocasse de joelhos e rezasse sempre a sua oração: "Fica, Senhor, comigo. Preciso da Tua presença para não Te ofender. Sabes quão facilmente sou fraca e Te abandono, preciso de Ti para não cair…"

Desde então, passei a viver essa rica experiência de amizade e profunda admiração a esse tão lindo santo. Ingressei na Comunidade Canção Nova no dia 10 de janeiro de 2010. Como toda vocação é provada, é claro que comigo não seria diferente. Porém, com o auxílio de Padre Pio, aprendi a olhar para a cruz com amor e docilidade, pois ela é fonte de sabedoria. Se Padre Pio foi fiel até o fim, é porque ele aprendeu a amar a cruz.

Com alegria renovo o meu 'sim' a cada dia, no desejo sincero de ser fiel até o meu último suspiro, assim como Padre Pio.

São Padre Pio, rogai por nós!

Juliana Moraes
Missionária da Comunidade Canção Nova



Thais | 10/05/2014 às 1:35 am | Tags: Devoção, Intercessão | Categorias: Uncategorized | URL: http://wp.me/p3yA87-1bl












Cancele a assinatura para não receber mais posts de Kerigma, A proclamação da Palavra.
Altere as configurações do seu e-mail em Gerenciar Assinaturas. 

Problemas para clicar? Copie e cole esta URL no seu navegador: 













[Novo post] Modelo deixa tudo para ser Religiosa. “Feliz demais!”




Thais publicou: " Faz quatro anos, um 1º de maio, a espanhola Olalla Oliveros abandonou o mundo da moda, do cinema e da televisão para seguir o caminho da vida religiosa em um convento de semi-clausura. "O Senhor não se engana, fez-me um casting e não pude dizer que não" 




Responda a este post respondendo acima desta linha 






Nova publicação em Kerigma, A proclamação da Palavra 






Modelo deixa tudo para ser Religiosa. "Feliz demais!"


by Thais




Faz quatro anos, um 1º de maio, a espanhola Olalla Oliveros abandonou o mundo da moda, do cinema e da televisão para seguir o caminho da vida religiosa em um convento de semi-clausura.

"O Senhor não se engana, fez-me um casting e não pude dizer que não", disse Olalla, em um testemunho dado a sua comunidade e que pode ser encontrado no YouTube.

Olalla do Sim de Maria é o seu nome agora, aos 36 anos, depois de dar às costas a uma promissora carreira nos meios de comunicação para ingressar na Ordem e Mandato de São Miguel Arcanjo, associação católica com duas sedes na Espanha.

Antes de ingressar na associação religiosa a que agora pertence, Olalla protagonizou anúncios publicitários para marcas muito conhecidas, e teve papéis secundários em séries populares, mas sentia que "me escolhiam para papéis muito frívolos, muito vaidosos, de garota frívola. E eu me dizia, quando me darão um papel de freira? Porque sentia no meu interior que o papel de freira eu o faria muito bem".

"Ao chegar a Vigo -sua cidade natal- minhas amigas me diziam: ´fui a esta loja e te vi em um catálogo´; ´te vi em um anúncio´. Isso momentaneamente me preenchia porque via admiração, porque reconhecimento… mas a sós com o Senhor não te podes esconder e não era feliz".

Sua representante, Mirella Melero, confessou ao jornal espanhol que ficou surpreendida pelo "plano B" pelo qual optou Olalla, pois inclusive "tinha um trabalho confirmado" quando tomou a decisão.

"Tinham-lhe dado um papel importante em uma série junto com nomes reconhecidos da interpretação. Estava recolhendo os frutos de um grande trabalho", disse.

Melero assinalou que "foi uma decisão pessoal e a respeito. Não sou religiosa nem acredito na Igreja Católica, mas Olalla me explicou seus motivos e eu acredito na sua vocação".

Depois de passar três dias em Fátima (Portugal), onde ocorreu a aparição da Virgem Maria, e voltar para Madri (Espanha), onde trabalhava já por cerca de dez anos, Olalla sentiu que as perguntas davam voltas em sua cabeça.

"O que é o que me dá esta força? O que é o que me dá esta paz?, perguntava-me (…). Deus foi dando a força, as luzes (…) Não conseguia tirar uma freira da minha cabeça. Ria-me. Dizia, Oh Senhor, como pode ser que você esteja me pedindo isso?! E comecei a rir e a chorar. Assim passei todo o caminho em ônibus, de noite".

Olalla recordou que "fui à Missa, confessei-me, falei com o sacerdote. E quando tentava falar com Jesus não consegui falar com Ele, porque começava a rir".

"Era tanta a alegria que o único que fazia era rir, porque estava entendendo que era feliz, que o Senhor me pedia isso".

Olalla nunca tinha pensado que poderia ter vocação religiosa, pois "sonhava com ser atriz. De fato, as coisas iam muito bem para mim (…) Essa alegria e essa felicidade não a dá nem um namorado, nem um ´que bonita você está´, nem um salto alto".

ACI




Thais | 10/05/2014 às 1:10 am | Tags: chamado, Modelo, Vida Religiosa, vocação | Categorias: Uncategorized | URL: http://wp.me/p3yA87-1bj












Cancele a assinatura para não receber mais posts de Kerigma, A proclamação da Palavra.
Altere as configurações do seu e-mail em Gerenciar Assinaturas. 

Problemas para clicar? Copie e cole esta URL no seu navegador: 













[Novo post] João XXIII, o Papa mais engraçado da história




Thais publicou: "João XXIII não só passa à história como um Papa santo e o pai do Concílio Vaticano II. Ele foi provavelmente o Papa mais engraçado da história. Um humor que nascia da simplicidade que transbordava de sua humildade e íntima relação com Deus. Ele demonst" 




Responda a este post respondendo acima desta linha 






Nova publicação em Kerigma, A proclamação da Palavra 






João XXIII, o Papa mais engraçado da história


by Thais



João XXIII não só passa à história como um Papa santo e o pai do Concílio Vaticano II. Ele foi provavelmente o Papa mais engraçado da história. Um humor que nascia da simplicidade que transbordava de sua humildade e íntima relação com Deus.

Ele demonstrou isso desde o momento de sua eleição como Papa, na sala que se encontra junto à Capela Sistina. Após ter aceitado ser Papa, segundo prevê a tradição, ele se retirou para colocar as vestes brancas do bispo de Roma.

Surgiu então o problema. Nenhuma das três batinas previamente preparadas servia para ele. Os encarregados ficaram embaraçados, e o novo Papa disse sorrindo: "está claro que os alfaiates não me queriam como Papa".

Virou costume João XXIII concluir seus encontros com os peregrinos com a frase: "voltem, voltem, pois infelizmente estamos sempre aqui".

Em uma ocasião, recebeu um bispo italiano em uma audiência que durou mais do que o previsto. Então seu secretário, mons. Loris Capovilla (nomeado cardeal por Francisco), foi lhe recordar que ainda havia uma longa lista de audiências.

João XXIII comentou então com o bispo: "às vezes não sei se o Papa sou eu ou se é ele".

É famosa sua resposta a alguém que lhe perguntou quantas pessoas trabalhavam no Vaticano. Com naturalidade, respondeu: "mais ou menos a metade".

Uma vez o "Papa bom" saiu do Vaticano sozinho para ir ao Hospital Espírito Santo visitar discretamente um amigo padre que estava internado.

Ao bater a porta, surgiu a madre superiora que, emocionadíssima, disse: "Santo Padre, sou a superiora do Espírito Santo". O Papa lhe respondeu: "Que grande carreira fez a senhora, madre!"

Ele costumava confidenciar com seus colaboradores: "com frequência acordo à noite e começo a pensar em uma série de problemas graves e então decido que tenho de falar sobre eles com o Papa. Depois, acordo completamente e me lembro que eu mesmo sou o Papa!"

Com frequência, dizia: "todo mundo pode ser Papa. A prova é que eu sou".

João XXIII foi o primeiro Papa do século XX que, em certas ocasiões, com discrição, abandonou os muros do Vaticano para visitar pessoas necessitadas. Os romanos, com senso de humor, chamavam-no de São João Extramuros, em referência à famosa basílica de São Paulo Extramuros (ou São Paulo Fora dos Muros).




Thais | 10/05/2014 às 1:04 am | Categorias: Uncategorized | URL: http://wp.me/p3yA87-1bh












Cancele a assinatura para não receber mais posts de Kerigma, A proclamação da Palavra.
Altere as configurações do seu e-mail em Gerenciar Assinaturas. 

Problemas para clicar? Copie e cole esta URL no seu navegador: 













[Novo post] “Bendito…




Thais publicou: "... seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que em Sua grande misericórdia, nos gerou de novo, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para a esperança viva, para a herança incorruptível, imaculada e imarcescível, reservada nos céus pa" 




Responda a este post respondendo acima desta linha 






Nova publicação em Kerigma, A proclamação da Palavra 






“Bendito…


by Thais



... seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que em Sua grande misericórdia, nos gerou de novo, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para a esperança viva, para a herança incorruptível, imaculada e imarcescível, reservada nos céus para vós, os que mediante a fé, fostes guardados pelo poder de Deus para a salvação prestes a realizar-se no tempo do fim" (1Pd 1,3-5)

O Apóstolo abençoa Deus, isto é, bendi-Lo (abençoar = bendizer = dizer bem)! É a mais alta oração dos judeus e dos cristãos: pronunciar a bênção: "Bendito sejais, Senhor..." Abençoar, bendizer é o mesmo que dizer bem.


E o cristão "diz bem" de Deus sempre através de Jesus Cristo. Através Dele o cristão abençoa Deus, isto é, bendiz a Deus, louvando, agradecendo, glorificando-O.
No cristianismo, bendizer e dar graças são ideias tão próximas a ponto de se identificarem. Assim, a grande oração cristã é a Bênção ou a Ação de Graças (em grego, a "eucaristia") que torna presente sobre o Altar o Sacrifício do Cordeiro imolado e ressuscitado.

Isto aparece de modo apoteótico em cada Missa, quando o celebrante ergue o Corpo e o Sangue do Cordeiro, mostrando-O ao Pai, não ao povo, concluindo a grande Oração Eucarística e, olhando para o Alto, bendiz glorificando o Pai, pelo Filho no Espírito: "Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a Vós Deus Pai, na unidade do Espírito Santo", e toda a assembleia, toda a Igreja, exclama o "amém" solene.
Mas, quem é o Deus cristão? Quem é o nosso Deus? Ei-Lo: é o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo; é o mesmo Deus a Quem Jesus, nos dias de Sua vida de humilhação, chamava de Pai. Em outras palavras: o Deus verdadeiro, o Deus dos cristãos é o Deus de Israel, mas tal qual Jesus O revelou, Jesus O interpretou. O Deus Santo de Abraão, Isaac e Jacó, o Deus terrível do Monte Sinai, o Deus dos profetas, esse Deus, Jesus finalmente desvelou a Sua Face bendita: o S eu Nome é Pai, o Seu coração é Amor paternal!

"Bendito, pois, seja o Deus a Pai de nosso Senhor Jesus Cristo!"
Quando um cristão reza o Pai-nosso deveria ter a consciência de que está diante do Deus tremendo do Antigo Testamento, está diante do Santo de Israel, Daquele cujo Nome bendito – IHWH – sequer deveria ser pronunciado. Pois bem, tendo diante dos olhos esse Deus imenso, o cristão, sustentado pelo Espírito do Filho, exclama, ousadamente: Abbá! Pai! Papai!

Cuidado! Não vulgarizemos! Esse Deus continua santo e tremendo; haverá de nos julgar no Último Dia e, no entanto, ao mesmo tempo, Ele é o Pai queridíssimo, com entranhas de misericórdia, Amor onipotente!

Silêncio! Mistério! Amor!











Thais | 10/05/2014 às 12:56 am | Categorias: Uncategorized | URL: http://wp.me/s3yA87-bendito












Cancele a assinatura para não receber mais posts de Kerigma, A proclamação da Palavra.
Altere as configurações do seu e-mail em Gerenciar Assinaturas. 

Problemas para clicar? Copie e cole esta URL no seu navegador: 













(139) Augusto César Ribeiro Vieira

[hagiografia] 10 de Maio - Santo Antonino de Florença, Bispo e Confessor (+ 1459)

 



10 de Maio
Santo Antonino de Florença, Bispo e Confessor
(+ 1459)



Era dominicano, amigo íntimo do Beato Angélico, o famoso pintor. Nomeado arcebispo de Florença, fugiu para não ter que assumir o cargo, mas afinal foi encontrado e teve por força que aceitá-lo. Revelou-se um grande prelado, cheio de zelo e espírito apostólico. Combateu o neo-paganismo renascentista e defendeu o Papado no Concílio de Basiléia. Deixou escritos teológicos de valor. Tal era sua fama de santidade no tempo em que vivia que, certa vez, o Papa Nicolau V declarou em público que o julgava tão digno de ser canonizado ainda vivo quanto São Bernardino de Sena, que acabava de ser elevado às honras dos altares.




sexta-feira, 9 de maio de 2014

BLOG DO ALUIZIO AMORIM: MINISTRO JOAQUIM BARBOSA VETA TRABALHO EXTERNO PARA ZÉ DIRCEU. CONDENADO TEM DE CONTINUAR PRESO NA PAPUDA.



BLOG DO ALUIZIO AMORIM: MINISTRO JOAQUIM BARBOSA VETA TRABALHO EXTERNO PARA ZÉ DIRCEU. CONDENADO TEM DE CONTINUAR PRESO NA PAPUDA.






sexta-feira, maio 09, 2014

MINISTRO JOAQUIM BARBOSA VETA TRABALHO EXTERNO PARA ZÉ DIRCEU. CONDENADO TEM DE CONTINUAR PRESO NA PAPUDA.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, vetou nesta sexta-feira o pedido do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu para trabalhar fora do presídio da Papuda, no Distrito Federal, enquanto cumpre pena pela condenação no julgamento do mensalão. Relator do processo na Corte, Barbosa sustentou que o petista ainda não cumpriu o mínimo de um sexto de sua pena – sete anos e onze meses –, um requisito para conseguir o benefício, segundo a Lei de Execução Penal. No caso de Dirceu, seria preciso cumprir ao menos 1 ano, 3 meses e 25 dias de prisão no regime semiaberto – com possibilidade de descontar os dias remidos por trabalho ou estudo.
Por lei, a autorização para o trabalho externodepende do cumprimento prévio de um sexto da pena. Porém, o Superior Tribunal de Justiça(STJ) tem jurisprudência que autoriza o trabalho independentemente da comprovação deste prazo. O Supremo, por sua vez, tem decisões em sentido contrário, exigindo a comprovação de cumprimento prévio de parte da sentença. Nesta quinta-feira, por exemplo, Barbosa revogou a permissão de outro mensaleiro, Romeu Queiroz, para trabalhar fora do presídio em Minas Gerais – o que deverá ser replicado para os demais mensaleiros que conseguiram o benefício. 
“Ausente o pressuposto objetivo para a concessão do benefício (não cumprimento de 1/6 da pena) e por ser absolutamente contrários aos fins da pena aplicada (...) indefiro o pedido”, disse Barbosa na decisão sobre o pedido de Dirceu. Em sua decisão, o magistrado contesta ainda a interpretação frequente do STJ de que o cumprimento de um sexto da pena não seria necessário e afirma que as decisões daquele tribunal “violam frontalmente o disposto no artigo 37 da Lei de Execução Penal”. "Ao eliminar aexigência legal de cumprimento de uma pequena fração da pena total aplicada ao condenado a regime semiaberto, as VEPs e o Superior Tribunal de Justiça tornaram o trabalho externo a regra do regime semiaberto, equiparando-o, no ponto, ao regime aberto, sem que o Código Penal ou a Lei de Execução Penal assim o tenham estabelecido. Noutras palavras, ignora-se às claras o comando legal, sem qualquer justificativa minimamente aceitável", afirmou.
Em resposta à Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal já havia rejeitado a principal tese petista, segundo a qual ele estaria sendo prejudicado por ser o único mensaleiro a não ter tido autorizado o pedido de trabalho externo. Dirceu tem oferta para trabalhar no escritório do criminalista José Gerardo Grossi.
Para Barbosa, o fato de Grossi não permanecer em seu escritório durante todo o expediente, por exemplo, dificultaria a fiscalização de Dirceu durante a jornada de trabalho. “Ademais, para fins de reeducação, o apenado já vem executando atividade similar dentro do sistema prisional”, onde tem feito cursos de Direito Constitucional e trabalhado dentro da biblioteca da Papuda. Na avaliação do ministro, “não há, assim, motivo para autorizar a saída do preso para executar serviços da mesma natureza do que já vem executando atualmente, considerada a finalidade do trabalho do condenado”, que é educativa e produtiva, conforme a Lei de Execução Penal.
MORDOMIAS DENTRO DA PAPUDA
Em seu despacho, o ministro ainda critica duramente a oferta de trabalho feita por Grossi aoprincipalcondenado no escândalo do mensalão e afirma que “é lícito vislumbrar na oferta de trabalho uma mera ‘ação de complacência entre companheiros’”. “É de se indagar: o direito de punir indivíduos definitivamente condenados pela prática de crimes, que é uma prerrogativa típica do Estado, compatibiliza-se com esse inaceitável tradeoff entre proprietários de escritórios de advocacia criminal? Harmoniza-se tudo isso com o interesse público, com o direito da sociedade de ver os condenados cumprirem regularmente as penas que lhes foram impostas?”, questiona ele.
A decisão contrária ao trabalho a José Dirceu foi divulgada no mesmo dia em que o jornal Folha de S. Paulo revelou que as mordomias do ex-ministro da Casa Civil na prisão continuam: sua filha, Joana Saragoça, foi flagrada furando a fila de visitas na Papuda com a ajuda de um funcionário da Subsecretaria do Sistema Prisional.
Nesta semana, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, já havia encaminhado documento ao Supremo no qual apontava "indicativos claros" detratamento diferenciado concedido aos mensaleiros na cadeia. Entre esses indicativos, ele citou o fato de os presos terem recebido visitas em horários diferenciados na Papuda, administrada pelo governo Agnelo Queiroz (PT). O procurador ressaltou ainda depoimento no qual outros presidiários relataram que os condenados do mensalão recebem café da manhãdiferente. "Há indicativos bastante claros que demandariam uma atitude imediata das autoridades", disse.
Em duas edições, VEJA revelou uma série de mordomias que Dirceu e Delúbio Soares desfrutam na Papuda. Dirceu passa a maior parte do dia no interior de uma biblioteca onde poucos detentos têm autorização para entrar. Lá, ele gasta o tempo em animadas conversas, especialmente com seus companheiros do mensalão, e lê em ritmo frenético para transformar os livros em redações, o que lhe pode garantir dias a menos na cadeia. O ex-ministro só interrompe as sessões de leitura para receber visitas – incluindo um podólogo –, muitas delas fora do horário regulamentar e sem registro oficial algum, e para fazer suas refeições, especialmente preparadas para ele e os comparsas.
A FEIJOADA E CARTEIRA ROUBADA

Já o ex-tesoureiro petista detém forte influência no Centro de Progressão Penitenciária. Os benefícios, considerados irregulares pelo Ministério Público do Distrito Federal, incluem até refeições especiais, como feijoada aos finais de semana, o que é proibido para todo o restante da população carcerária. Outro exemplo da influência de Delúbio dentro do CPP ocorreu quando o petista teve sua carteira roubada. Ele chamou o chefe de plantão, que determinou que ninguém deixasse a ala do centro de detenção até que a carteira, os documentos e os 200 reais em dinheiro fossem encontrados.
Comandada pelo PT, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara realizou uma diligência na Papuda com o objetivo de negar a existência de benefícios aos condenados no julgamento do mensalão e, dessa forma, evitar sanções aos mensaleiros. A intenção era pressionar pela liberação do trabalho externo para Dirceu, mas o tiro saiu pela culatra: os deputados encontraram Dirceu assistindo a um jogo de futebol em TV deplasma e conferiram que sua cela é maior e mais equipada que a dos demais detentos – possui micro-ondas, chuveiro quente e uma cama melhor.

Em resposta à Comissão, a própria Vara de Execuções Penais desconstruiu o argumento de que Dirceu estaria sendo penalizado pelas autoridades judiciárias por não ter recebido aval para o trabalho externo. Conforme a VEP, ao contrário do que alega a militância petista, o regime semiaberto não garante o direito ao trabalho externo, e sim à possibilidade de o detento ser contemplado com esse benefício. “O regime semiaberto não se caracteriza pela existência de benefícios externos, os quais, na forma do artigo 35 do Código Penal, podem ser autorizados de forma excepcional. O trabalho ao sentenciado, como regra, é interno, mesmo no regime semiaberto. O sentenciado José Dirceu cumpre pena no regime semiaberto com estabelecimento adequado ao regime prisional fixado na sentença”, informou a VEP em ofício enviado à Câmara dos Deputados.
Dirceu está sendo investigado pela Justiça por ter usado um celular dentro da cadeia do secretário da Indústria, Comércio e Mineração do governo da Bahia, James Correia, no dia 6 de janeiro. Do site da revista Veja


[catolicos_respondem] A QUEM IREMOS, SENHOR ! Som !

 











A QUEM IREMOS, SENHOR! 




Quem assenta a sua vida no propósito de conquistar o poder, dificilmente conseguirá conciliá-la com o propósito de tomar como prioridade o amor ao próximo. 

Poder significa possuir e dominar, enquantro que amor significa doação e serviço. 

São modelos diferentes e se o instinto primário busca o poder a conversão pascal busca o amor. 

Jesus faz um outro contraponto, mas o dilema é o mesmo : 

-"O espírito é que dá vida; a carne não serve para nada".(Jo.6,63). 

Falando deste modo. Ele quer significar que só uma existência animada pelo espírito que vem do alto, pode converter e sublimar uma existência reduzida aos ditames da carne, isto é, as inclinações do homem natural, corrompido pelo egoísmo e pelas paixões instintivas. 

Como fazer essa viragem ? 

Não bastam os bons propósitos ou o voluntarismo individual. 

O caminho é outro e tem um rosto e um nome ! 

Quem o encontra fica fascinado : 

-"A quem iremos, Senhor ? Tu tens palavras de Vida eternal!"(Jo.6,68).. 

Mas, atenção ! Previne-nos Jesus : 

-"Ninguém pode vir a Mim se não lhe for concedido por Meu Pai !".(Jo.6,65). 

-"Ninguém pode vir a Mim, se o Pai que Me enviou não o atrair."(Jo.6,44).. 

Foi isto que Jesus afirmou, respondendo desse modo à pergunta sobre a origem da fé. 

Finalmente a fé é um dom de Deus; e por mais provas que nós inventemos, elas só servem para provar que é razoável ter fé. 

Mas isto não significa que a fé caia do Céu sobre cada um de nós, porque existem mediadores e mediações entre nós e Deus, que é fonte de todos os dons, a começar pelo dom da fé. 

O mediador por excelência é Jesus Cristo, Filho de Deus incarnado. 

Jesus incarnou, precisamente para ser essa proximidade de Deus, que assume a nossa condição e comunica connosco usando a nossa linguagem. 

Desse modo Ele tornou acessível a qualquer pessoa o mistério de um Deus que ama a humanidade e quer fazer chegar a todos o seu desejo de aproximação. 

Por isso, todos nós podemos ter acesso à fé. 

Da parte de Deus temos todas as garantias dadas por Deus em Cristo e dadas por Cristo na Igreja. 

O que não está garantido é o nosso acolhimento e o nosso sim; esses dependem da nossa liberdade e o próprio Deus a respeita embora não deixe de nos atrair. 

] Jesus deseja estabelecer connosco um amor recíproco que gera uma identificação nossa com Ele, em ordem a uma experiência de vida nova. 

Todavia, esse novo estilo de vida deve ser uma opção nossa. porque o Pai não força ninguém a ir ao encontro de Jesus embora Ele saiba que isso é a melhor escolha que podemos fazer, porque Jesus o garantiu : 

-"Se não comerdes a Carne do Filho do Homem e não beberdes o seu Sangue, não tereis vida em vós".(Jo.6,53). 

Deve ser esta a nossa escolha. 

John
Nascimento









__._,_.___





• 



• 

através de email 

• 


• 











Privacidade • Sair do grupo • Termos de uso

















.




__,_._,___

  • -

 


Apoio


Blood Mney

Emocionante! Deus é perfeito!




Quis homo bonae voluntatis donut authenticum non ab homine, sed ab eo qui misericors. Cessationem omnium pax includit accipiat vester pugnat contra Diabolum crebri sociis gloriosa, idest mundi et carnis.
Mariae, Mediatricis omnium gratiarum adoratio Divini Infantis incumbentes nobis impetrent penetrationem omnia plena sunt.
Et dimisi explicabunt perspectivae, et psallam tibi caeli et universis animantibus quae Regina: Gloria in altissimis Deo, et in terra pax hominibus bonae voluntatis.

Photobucket


Et signum magnum apparuit in cælo: Mulier amicta sole, et luna sub pedibus eius et in capite eius corona stellarum duodecim.


Et peperit filium masculum, qui recturus erat omnes gentes in virga ferrea. Filius eius ad Deum et ad thronum eius et raptus.

Augusto de Piabetá - Blog Católico