Banner

Marcadores

1

2

3

4


5

AddThis Smart Layers

Rio de Janeiro

Santa Sé


quarta-feira, 16 de abril de 2014

[Novo post] Por que o sacerdócio de Cristo é perfeito




Thais publicou: "O primeiro olhar deste curso foi à realidade natural, antes mesmo da queda: existe um Deus do qual tudo recebemos e ao qual tudo devemos; assim, é da ordem natural das coisas que lhe ofereçamos nossa adoração, súplica e ação de graças. Isso é sacrifício. " 



Responda a este post respondendo acima desta linha 






Nova publicação em Kerigma, A proclamação da Palavra 






Por que o sacerdócio de Cristo é perfeito


by Thais



O primeiro olhar deste curso foi à realidade natural, antes mesmo da queda: existe um Deus do qual tudo recebemos e ao qual tudo devemos; assim, é da ordem natural das coisas que lhe ofereçamos nossa adoração, súplica e ação de graças. Isso é sacrifício. Como vivemos em sociedade e nos relacionamos com as pessoas, não basta que esse sacrifício seja oferecido individual e privadamente; é necessário que alguém o ofereça a Deus em nome de todos. Então, o culto a Deus deve ser exterior – porque temos corpo – e social – porque não vivemos isolados. Tudo isso é exigido pelo próprio direito natural.

O sacrifício, além disso, é o ato mais perfeito do que chamamos "virtude da religião". A justiça – dar a cada um aquilo que lhe é devido –, quando exercida para com Deus, é a virtude da religião. Quando o homem, já sendo "nada", pecou, desceu ainda abaixo do "nada", estabelecendo um desequilíbrio na Criação e cometendo uma injustiça. Ora, as ofensas se medem, entre outras coisas, pela grandeza da pessoa que é atingida. Assim, ofender a própria mãe é muito mais grave que ofender uma pessoa qualquer; maltratar uma pessoa santa é mais grave que fazê-lo a uma pessoa pecadora; ofender a Deus, então, que nos deu o próprio ser e que rege todo o universo com sua majestade, é coisa tremendamente grave.

Adão e Eva não pecaram por duvidar da existência de Deus. Os dois sabiam que Ele existia. Conforme o relato do Gênesis, o seu pecado foi terem duvidado do amor de Deus. A serpente seduziu Adão e Eva e tentou convencê-los de que Deus os havia enganado. Os dois, por sua vez, acreditaram, esqueceram-se de que a Criação era um "dom" e apropriaram-se indevidamente dela, como Eva, ao tomar o fruto da árvore para comer [1]. Cristo, ao não se "apegar ciosamente" a ser igual em natureza a Deus Pai [2], fez exatamente o contrário, a fim de reparar a apropriação injusta de Eva, figura da humanidade que deveria ser esposa de Deus.

Então, a queda instaura uma desordem na humanidade e, por mais que se queira viver num mundo de fantasias, a realidade do pecado original é muito evidente: cinco minutos de sinceridade bastam para que percebamos que somos incapazes de amar de verdade. Por isso, é imprescindível que Deus venha em nosso auxílio. E, para que isso aconteça, é preciso pedir, rezar com perseverança [3].

Voltando ao sacerdócio de Cristo: um sacerdote é tanto mais perfeito quanto mais estiver unido: a Deus, a quem se oferece o sacrifício; à vítima que é oferecida; e ao povo, pelo qual ela é oferecida.

Quanto à primeira união: Jesus não é somente um ser humano imaculado, sem pecados pessoais e imperfeições; Ele é o próprio Deus. Ele não só é santo, como é a própria santidade. Por esse motivo, os atos realizados pelo coração humano de Cristo têm valor divino. Ninguém pode estar mais unido a Deus que o homem Jesus Cristo, pela união hipostática.

Quanto à segunda união: como já dito, o sacrifício externo só tem sentido enquanto o sacerdote se oferece interiormente junto com a vítima oferecida. O Calvário, exteriormente, é um deicídio. Só que Deus, em Sua providência, se aproveitou do maior pecado que a humanidade poderia ter cometido e transformou-o livremente em amor e sacrifício. Por isso, na Santa Missa, não se revive o pecado de Pilatos, de Herodes e Caifás, não se mata Deus novamente – como Lutero acusava a Igreja de fazer; na Missa, recorda-se a realidade que aconteceu na alma de Cristo, enquanto lhe tiravam a vida, o fato de Ele ter aceitado aquele crime sem nada fazer para detê-Lo.

Quando Jesus é preso e um de seus companheiros desembainha a espada para tentar impedir que O levem, Ele diz-lhe: "Crês tu que não posso invocar meu Pai e ele não me enviaria imediatamente mais de doze legiões de anjos?" [4]. Ou seja, se Cristo quisesse, poderia pedir que o Pai lhe enviasse "mais de doze legiões de anjos" para tirá-lo da morte. Mas, como Ele diz noutro lugar: "Ninguém Me tira a vida; Eu dou-a livremente" [5]. O fato de Cristo ter sido imolado livremente assegura que Ele poderia ter se livrado da Cruz.

Jesus atendia, por assim dizer, aos três requisitos da vítima perfeita: era sem defeitos, precioso e capaz de consumir-se por inteiro, como declarou ao morrer: Consummatum est.

Quanto à terceira união: Jesus está perfeitamente unido a nós não só porque Se fez homem, mas porque, em seu poder soberano, instituiu os Sacramentos, que nos possibilitam participar dos frutos de Sua redenção e nos unirmos mais perfeitamente a Ele. Progredindo no caminho da perfeição, por meio do sacerdote Jesus, então, poderemos dizer: "Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim" [6]. O "não sou eu" significa, ao mesmo tempo, o sacrifício de si mesmo e a pertença a um coletivo chamado Igreja, fora do qual perderíamos nossa identidade e cairíamos no nada.

Por essas três uniões – a Deus, à vítima e ao povo –, o sacerdócio de Cristo é perfeito e não se pode conceber um sacerdócio mais elevado que esse.
Referências 
Cf. Gn 3, 6 
Cf. Fl 2, 6 
Sobre a importância de perseverar na oração, cf.TF n. 162: A Oração Infalível
Mt 26, 53 
Jo 10, 18 
Gl 2, 20 



Thais | 16/04/2014 às 12:11 am | Categorias: Uncategorized | URL: http://wp.me/p3yA87-1ad












Cancele a assinatura para não receber mais posts de Kerigma, A proclamação da Palavra.
Altere as configurações do seu e-mail em Gerenciar Assinaturas. 

Problemas para clicar? Copie e cole esta URL no seu navegador: 













Nenhum comentário:

  • -

 


Apoio


Blood Mney

Emocionante! Deus é perfeito!




Quis homo bonae voluntatis donut authenticum non ab homine, sed ab eo qui misericors. Cessationem omnium pax includit accipiat vester pugnat contra Diabolum crebri sociis gloriosa, idest mundi et carnis.
Mariae, Mediatricis omnium gratiarum adoratio Divini Infantis incumbentes nobis impetrent penetrationem omnia plena sunt.
Et dimisi explicabunt perspectivae, et psallam tibi caeli et universis animantibus quae Regina: Gloria in altissimis Deo, et in terra pax hominibus bonae voluntatis.

Photobucket


Et signum magnum apparuit in cælo: Mulier amicta sole, et luna sub pedibus eius et in capite eius corona stellarum duodecim.


Et peperit filium masculum, qui recturus erat omnes gentes in virga ferrea. Filius eius ad Deum et ad thronum eius et raptus.

Augusto de Piabetá - Blog Católico