JESUS ENTREGOU O SEU ESPÍRITO
Mas quando vier o Consolador, que vos hei-de enviar da parte do Pai, o Espírito de Verdade, que procede do Pai, Ele testificará por Mim" .
" Nas Tuas mãos entrego o Meu Espírito".
Se nos preguntarmos a nós mesmos porque é que o acontecimento da Cruz não acabou e se não concluiu por si mesmo, tal como acontece com qualquer outro acontecimento da História, mas se torna relevante em cada dia, a resposta final é o Espírito Santo.
Na sua encíclica sobre o Espírito Santo, o Papa Leão XIII escreveu :
- "Cristo completou todo o Seu trabalho, especialmente o Seu sacrifício, através da intervenção do Espírito Santo(præsente Spiritu)".
Durante a Missa, exactamente antes da Comunhão, o celebrante diz :
- "Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus vivo, que, por vontade do Pai, cooperando o Espírito Santo, destes vida ao mundo pela Vossa morte..."
Tudo isto é baseado nas palavras da Escritura que dizem :
- "...Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito Santo ofereceu a Si mesmo sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência das obras mortas para servir a Deus vivo".(He.9,14).
Estas palavras dão uma nova luz ao acontecimento da Cruz ; tornam "espiritual" um acontecimento, como trabalho do Espírito Santo.
Foi o Espírito Santo, que é amor, que movimentou as profundidades do coração humano de Cristo a oferecer-Se a Si mesmo ao Pai por nós e o levou a abraçar a Cruz.
Ao Espírito Santo chama-se Espírito "eterno", para significar que não tem fim, como tinham os sacrifícios do Antigo Testamento, mas que será "para sempre".
Graças ao Espírito "eterno", Jesus garantiu-nos uma Redenção "eterna" :
- "Entrou uma só vez no Santo dos Santos...com o Seu próprio sangue, tendo obtido uma redenção eterna".(He,9,12).
O Sacrifício da Cruz terminou precisamente quando Jesus, inclinando a Sua cabeça dsse :
- "Pai, nas Tuas mãos entrego o Meu espírito".(Lc.23,46).
Foi como uma luz nova que se acendeu para não mais se apagar.
Jesus de Nazaré não ficou mais connosco, porque voltou para o Pai : mas em seu lugar, o Seu Espírito permanece connosco "para sempre".
- "Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Consolador, para estar convosco para sempre".(Jo.14,16).
Os Sacramentos da Igreja, especialmente a Eucaristia, tornaram-se possíveis pelo Espírito de Jesus que vive na Igreja.
Se nós celebrarmos a nossa Missa, como Jesus fez na Cruz "em comunhão com o Espírito Santo" Ele dará uma nova luz à nossa celebração, a qual se tornará um "sacrifício vivo agradável a Deus".
E é assim, e só assim, que a Eucaristia é para nós meio de santifcação, e nós damos a nossa resposta à Presença Real.
E depois disto, estava prestes o Mistério da Ascensão, que ninguém sabia como iria acontecer, embora Jesus tivesse dito muitas vezes que iria para o Pai, de modo que não podiam fazer uma preparação e uma despedida emocionante ao ver Jesus subir e desaparecer nos Céus.
Mas nós, presentemente, estamos mais informados pelos Evangelhos e podemos viver este acontecimento com um verdadeiro espírito de despedida, na certeza de que connosco ficará o Advioado, o Consolador, para estar para sempre connosco..
John
Nascimento
__._,_.___
Enviado por: "John A. Nascimento" <nascimentoja@Shaw.ca>
Responder através da web
•
•
através de email
•
Adicionar um novo tópico
•
Mensagens neste tópico (1)
Visite seu Grupo
• Privacidade • Sair do grupo • Termos de uso
.
__,_._,___
Nenhum comentário:
Postar um comentário