O ESPIRITO SANTO E O OFERECIMENTO AO PAI
Convém que Eu vá; porque se Eu não for, o Consolador não virá a vós
O segredo da vinda do Consolador, está num total auto-oferecimento ao Pai, sem tirar nada.
Jesus foi uma total oblação na Cruz.
Não houve uma única célula do seu Corpo ou sentimento do seu coração que não fosse oferecido ao Pai e foi isso que nos deixou na Eucaristia.
Nada do que nós guardamos só para nós se perde, porque nós só possuimos o que damos.
S. Francisco de Assis que, por causa do seu elevado fervor da sua devoção à Eucaristia, pode ser considerado um guia especial, ao mais alto nível, termina o seu maravilhoso discurso sobre a Eucaristia com esta exortação:
- "Olhai para a humildade de Deus, meus irmãos, e derramai o vosso coração perante ele. Humilhai-vos para que possais ser exaltados por ele. Não guardeis nada para vós próprios, porque só aquele que se deu inteiramente a si mesmo, poderá receber inteiramente".
Segundo o autor da Imitação de Cristo, Jesus diz :
-"Olhai, Eu ofereci-me inteiramente ao Pai por vós; Eu dei também todo o meu Corpo e todo o meu sangue como alimento, porque Eu devo ser inteiramente vosso e vós deveis permanecer inteiramente meus. Mas se vós permanecerdes inteiramente vossos, e não vos ofereceis livremente à minha vontade, o vosso oferecimento não é completo, nem a vossa união é completa".
O que nós reservamos só para nós, à margem da liberdade de Deus, afecta todo o resto.
É como o ínfimo fio de seda de S. João da Cruz que impede a ave de voar.
Portanto, adoptando os sentimentos do autor da Imitação de Cristo, devemos responder com ele ao oferecimento de Cristo, com um total oferecimento, dizendo :
- "Senhor, todas as coisas são vossas no céu e na terra. Eu desejo ardentemente oferecer-me inteiramente a Vós, como oferecimento livre, para permanecer inteiramente vosso para sempre. Senhor, na sinceridade do meu coração, eu ofereço-me a Vós hoje e para sempre, em obediência e sacrifício numa oração sem fim. Recebei-me com o santo oferecimento do Vosso corpo, que eu hoje vos ofereço, na presença dos Anjos que vos rodeiam invisivelmente, e que sirva para minha salvação e de todo o mundo".(IV,8).
E onde é que nós podemos encontrar a força para fazer este total oferecimento de nós próprios, para elevar as nossas mãos, como fez Jesus ao Pai ?
A resposta é, "no Espírito Santo o Consolador !"
Disse S. Paulo aos Hebreus :
- "...quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito Santo Se ofereceu a Si mesmo sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência das obras mortas para servir o Deus vivo.(He.9,14).
O Espírito Santo é a fonte de todo o auto-oferecimento; Ele é o "dom", ou melhor, o princípio de todo o auto-oferecimento : na Trindade, o auto-oferecimento do Pai ao Filho e do Filho ao Pai; na história, o auto-oferecimento de Deus a nós e do nosso auto-oferecimento a Deus..
Foi o Espírito Santo que estimulou no coração do Verbo, o impulso de se oferecer a si mesmo ao Pai por nós; e é dele que a Liturgia da Missa se faz eco para dizer :
- "O mesmo Espírito Santo faça de nós uma oferenda permanente, a fim de alcançarmos a herança eterna".(3ª Oração Eucarística).
Há uma voz divina do Espírito de Jesus que, voltando para o Pai, pode agora dizer aos seus discípulos :
- "Vinde, oferecei-vos comigo ao Pai.".
Na Adoração do SS. Sacramento, solenemente Exposto, devemos ter bem presente que a Eucaristia é um oferecimento ao Pai ?
__._,_.___
Enviado por: "John A. Nascimento" <nascimentoja@Shaw.ca>
Responder através da web
•
•
através de email
•
Adicionar um novo tópico
•
Mensagens neste tópico (1)
Visite seu Grupo
• Privacidade • Sair do grupo • Termos de uso
.
__,_._,___
Nenhum comentário:
Postar um comentário