Banner

Marcadores

1

2

3

4


5

AddThis Smart Layers

Rio de Janeiro

Santa Sé


quarta-feira, 28 de maio de 2014

[catolicos_respondem] PARTIR DO PÃO - (04) A EUCARISTIA E A SS. TRINDADE Som !





















  • PARTIR DO PÃO






  • EUCARISTIA PARA A SANTIFICAÇÃO








 

 (04) A EUCARISTIA E A SS. TRINDADE? 

 






. - Toda a SS.Trindade e não apenas Jesus toma parte no sacrifício donde provém a Eucaristia?



Isto ajuda a esclarecer alguma ideia errada que nós possamos ter a respeito do Pai.

Uma certa cultura moderna procura, insensta e sacrilegamente, transferir para Deus Pai alguns preconceitos usados na psicoanálise para o pai natural.

Assim, nós imaginamos o Pai, insensível no céu, enquanto o Filho morre na Cruz, o Pai que está apenas preparado para aceitar o sacrifício do Sangue de seu Filho; o Pai que aceita mas que nada dá em troca, que pede o sangue de seu Filho como resgate, que não faz mais do que instimular-nos com recentimento e medo.

Mas isto é uma representação errada.

S. Paulo diz-nos :

- " Ele, que não poupou o próprio Filho, mas O entregou por todos nós, como não havia de nos dar também, com Ele, todas as coisas ?

Nesta expressão "todas as coisas" está a chave de tudo.

Se o Pai se alegra com o sacrifício de seu Filho, é porque isto Lhe restitui todas as coisas, e porque isto torna possível para Ele realizar o Seu maior desejo que é o de que "todos os homens sejam salvos"(1 Tim.2,4).

O Pai ama Jesus com infinito amor porque Jesus Se sacrificou por nós, não apenas, deixai-me dizer, que simplesmente Se sacrificou, mas que Se sacrificou "por nós".

Além disso, Deus é sempre o Deus que deseja "misericórdia e não sacrifício", como disse o profeta Oseias(6,6), e se Lhe agrada o sacrifício de seu Filho é porque Ele lhe permitiu que usasse de "misericórdia" para com o mundo.

O Pai não é, portanto, apenas quem recebe o sacrifício de seu Filho, mas também quem dá o seu Filho em sacrifício - faz o sacrifíco de nos dar o seu Filho.

Se, como diz S. Paulo, Jesus se oferece a Si mesmo a Deus "por nós", é verdade que o sacraifício foi oferecido a Deus mas Deus não beneficiou dele.

Nós é que beneficiamos e é isto que distingue o sacrifício cristão dos outros sacrifícios.

Nós não podemos falar de "extensão" , a respeito do acontecimento da Cruz donde provém a Eucaristia : nunca seremos capazes de dizer o suficiente a respeito dos tesouros que ela contém.

Há neste acontecimento uma força e um poder suficientes para operarem a salvação da história de que o mundo depende.

Referindo-Se a este momento, Jesus disse:

- "Vim lançar fogo sobre a terra; e que quero Eu senão que ele já se tenha ateado ?" (Lc.14,29).

Na verdade, "tudo se cumpriu" na Cruz; nada maior se poderia pensar ou fazer; foi nela que todas as fontes divinas e humanas se consumaram; todo o mal foi conquistado desde as suas raízes; obteve-se a salvação e toda glória foi dada à SS. Trindade.

Todo o nosso louvor e adoração prestados à Presença Real da Eucaristia são, pois, extensivos a toda a SS. Trindade.

Toda a Santíssima Trindade está presente na Eucaristia que nós recebemos na Comunhão e o Partir do Pão é a nossa partilha com Deus e com os irmãos, que nos ajuda no caminho da nossa santificação.

John


Nascimento

















__._,_.___



Enviado por: "John A. Nascimento" <nascimentoja@Shaw.ca>




Responder através da web







através de email



Adicionar um novo tópico



Mensagens neste tópico (2)





Visite seu Grupo





Privacidade • Sair do grupo • Termos de uso

















.






__,_._,___

Nenhum comentário:

  • -

 


Apoio


Blood Mney

Emocionante! Deus é perfeito!




Quis homo bonae voluntatis donut authenticum non ab homine, sed ab eo qui misericors. Cessationem omnium pax includit accipiat vester pugnat contra Diabolum crebri sociis gloriosa, idest mundi et carnis.
Mariae, Mediatricis omnium gratiarum adoratio Divini Infantis incumbentes nobis impetrent penetrationem omnia plena sunt.
Et dimisi explicabunt perspectivae, et psallam tibi caeli et universis animantibus quae Regina: Gloria in altissimis Deo, et in terra pax hominibus bonae voluntatis.

Photobucket


Et signum magnum apparuit in cælo: Mulier amicta sole, et luna sub pedibus eius et in capite eius corona stellarum duodecim.


Et peperit filium masculum, qui recturus erat omnes gentes in virga ferrea. Filius eius ad Deum et ad thronum eius et raptus.

Augusto de Piabetá - Blog Católico