Banner

Marcadores

1

2

3

4


5

AddThis Smart Layers

Rio de Janeiro

Santa Sé


sábado, 17 de maio de 2014

[catolicos_respondem] CÉU - LUGAR PARA OS DISÍPULOS Som !

 











  • CÉU -– LUGAR PARA OS DISCÍPULOS 





Segundo a Liturgia da Palavra de hoje - 17 de Maio – A, Jesus, antes de subir ao Céu, procurou ilucidar os seus discípulos, sobre o seu fim último – O reino dos Céus.. 

O fim último da existência humana, o fim para que Deus criou o homem, foi a completa felicidade da vida eterna com Deus : 

- "Porque não temos aqui cidade permanente, mas vamos em busca da futura". (Hebr.13,14). 

As Escrituras fazem referências ao Céu sob uma vasta variedade de nomes, tais como : 

* Reino de Deus : - "Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino de Deus. (Mt.5,3). 

* Casa do Pai : - "Na Casa de Meu Pai há muitas moradas". (Jo.14,2). 

* Coroa de glória : - "E quando o príncipe dos pastores aparecer, recebereis a Coroa de glória"...(1 Ped.5,4). 

S. Paulo fala do Céu como a glória futura : 

- "Tenho como coisa certa que os sofrimentos do tempo presente nada são em comparação com a glória que há-de revelar-se em nós".(Rom.8,18). 

- "E aos que predestinou, a esses também os chamou ; e aos que chamou, a esses justificou; e àqueles que justificou, também os glorificou". (Rom.8,30). 

O Céu é o prémio e a manifestação de Deus, através de Cristo, e a realização do amor de Deus para com a humanidade, bem como a resposta do amor dos homens para com Deus. 

Muitas pessoas consideram os Cristãos como utópicos ou sonhadores por olharem para a vida eterna em Deus. 

Julgam que é assim uma espécie de distracção para tornar a vida mais agradável no serviço da humanidade, uma felicidade prometida para que as pessoas aceitem a opressão e as misérias da vida, a contarem com um "doce" no Céu quando morrerem. 

Dizem que é uma loucura e uma falsa esperança produzida pela nossa natural e humana incapacidade de aceitar a certeza da finalidade da morte. 

Os Cristãos acreditam no Céu, não baseados nestas mentiras e loucuras, mas com a fé e a esperança nas promessas de Jesus Cristo. 

Quando Jesus ressuscitou, disse aos seus amigos mais fiéis : 

- "Não se perturbe o vosso coração : Credes em Deus, crede também em Mim. Na casa de Meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, ter-vo-lo-ia dito, pois vou preparar-vos um lugar. E quando Eu tiver ido e vos tiver preparado um lugar, virei outra vez, e levar-vos-ei comigo, para que, onde Eu estiver, estejais vós também". (Jo. 14,1 -3). 

Jesus também prometeu que o Seu "rebanho", os Seus discípulos, ouvem a Sua voz e receberão d'Ele a vida eterna. 

- "As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz ; Eu conheço-as e elas seguem-Me. Dou-lhes a vida eterna e nunca hão-de perecer, e ninguém as arrebatará das Minhas mãos". (Jo.10,27). 

E ainda hão-de herdar o reino preparado para eles desde o princípio do mundo : 

- "O Rei dirá, então, aos da Sua direita : Vinde benditos de Meu Pai, recebei em herança o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo". (Mt.25,34). 

O Reino dos Céus é comparado a uma festa de casamento : 

- "O Reino dos Céus é comparável a um rei que preparou um banquete nupcial para seu filho"... (Mt.22,2). 

E a um casamento do Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, com a sua esposa, a Igreja : 

- "Regozijemo-nos, alegremo-nos e demos-Lhe glória ; porque chegaram as núpcias do Cordeiro, a Sua esposa já está preparada e foi-lhe dado vestir-se de linho fino, puro e resplandecente. O linho são as virtudes dos santos. Disse-me, então : Escreve : Felizes os que foram convidados para o banquete das núpcias do Cordeiro". (Ap. 19,7-9). 

Os Católicos acreditam que o Céu é o cumprimento do mais profundo desejo do coração humano. 

Já assim se exprimiu Santo Agostinho quando disse : Criaste-nos para Vós ó Deus, e os nossos corações não descansam enquanto Vos não encontrarem. 

A felicidade do Céu há-de consistir primariamente de uma infusão ou submersão no amor de Deus ou participação através do amor da visão beatífica, do conhecimento de Deus tal como Ele é no Seu Ser. 

O grau de felicidade em que cada um participará dependerá dos seus méritos. 

Conjuntamente com esta bem-aventurança sobrenatural, essencial e fundamental, terá ainda cada uma felicidade de contemplar a humanidade de Cristo, a companhia dos anjos e dos santos, a perfeição de uma doação natural e a satisfação de uma paz sem reservas na alegria de uma eternidade sem fim. 

O Céu é um sábado eterno, isto é, o dia de descanso em Deus, depois dos nossos seis dias de trabalho de toda a nossa vida. 

Também seria errado pensar que o Céu é assim qualquer coisa que só existe no futuro para os Cristãos. 

O Céu começa nesta vida logo que nós correspondemos com fé à graça que Cristo nos mereceu. 

Quando pomos primeiro a Deus nas nossas vidas e decidimos deixar o resto para O seguirmos, nós sentimos a alegria de sermos Seus discípulos, que o mesmo é a antecipação da vida no Céu. 

Jesus veio para que nós tenhamos a vida e a tenhamos em abundância. (Jo. 10,10), começando agora para atingir depois a plenitude no Céu. 

O Céu é a participação da vida divina e a felicidade da união completa com a Santíssima Trindade : 

- "Nesses dias conhecereis que estou em Meu Pai e Vós em Mim e eu em Vós". (Jo.14,20). 

Não seremos absorvidos pela vida em Deus, no sentido de que perdemos as nossas identidades individuais, como num panteísmo, mas encontraremos a nossa verdadeira identidade porque estaremos imersos em Deus e no Seu amor. 

Diz o Catecismo da Igreja Católica : 

1025. - Viver no Céu é "estar com Cristo". Os eleitos vivem "n'Ele"; mas n'Ele guardam, ou melhor, encontram a sua verdadeira identidade, o seu nome próprio. 

Os Católicos acreditam na ressurreição do corpo, no sentido de que o Céu é um lugar e não apenas um vago estado da existência. 

É o lugar onde nós não só vemos a Deus face-a-face, mas também havemos de compreender, com os nossos corpos ressuscitados, o corpo ressuscitado de Jesus Cristo, de Maria Santíssima e de todos os santos que já entraram na vida eterna do Céu. 

No Céu todos têm a plenitude da felicidade e do amor de Deus, cada um segundo a sua capacidade de a receber. 

Quanto maior for o nosso amor e quanto maior for a nossa generosidade na Terra, maior será depois a nossa capacidade de felicidade no Céu. 

Como será a nossa felicidade no Céu, nada nos foi revelado ; mas S. Paulo assim o descreveu : 

- "Nem o olho viu, nem o ouvido ouviu, nem jamais passou pelo pensamento do homem, o que Deus preparou para aqueles que O amam". (1 Cor.2,9). 

O Céu é a nossa recompensa : 

- "Exultai e alegrai-vos, porque será grande a vossa recompensa nos Céus"... (Mt.5/12). 

O Céu será um tesouro incorruptível : 

- "Acumulai tesouros no Céu, onde nem a traça nem a ferrugem os corroem e os ladrões arrombam os muros"... (Mt.6,20). 

Finalmente o Céu será a nossa última esperança "por causa da esperança que vos está reservada nos Céus, da qual tivestes conhecimento pela palavra da verdade, o Evangelho". (Col. 1,4). 

Concluímos assim com a recente doutrina do Catecismo da Igreja Católica : 

1023. - Os que morrem na graça e amizade de Deus, perfeitamente purificados, vivem para sempre com Cristo. São para sempre semelhantes a Deus, porque O vêem "tal como Ele é" (l Jo.3/2), face a face. 

1024. - Esta vida perfeita com a Santíssima Trindade, esta comunhão de vida e de amor com Cristo, com a Virgem Maria, com os anjos e todos os bem-aventurados, chama-se "Céu". O Céu é o fim último e a realização das aspirações mais profundas do homem, o estado de felicidade suprema e definitiva. 

1029. - Na glória do Céu, os bem-aventurados continuam a cumprir com alegria a vontade de Deus, em relação aos outros homens e a toda a Criação. Eles já reinam com Cristo. Com Ele "reinarão pelos séculos dos séculos". (Ap.22/5). 

O Céu não é a única hipótese para o destino da nossa alma, porque os que se não salvam, condenam-se. 

E só se condenam os que não forem abrangidos pelo plano da História da Salvação. 



John
Nascimento 













__._,_.___




Responder através da web

• 



• 

através de email 

• 


• 











Privacidade • Sair do grupo • Termos de uso

















.




__,_._,___

Nenhum comentário:

  • -

 


Apoio


Blood Mney

Emocionante! Deus é perfeito!




Quis homo bonae voluntatis donut authenticum non ab homine, sed ab eo qui misericors. Cessationem omnium pax includit accipiat vester pugnat contra Diabolum crebri sociis gloriosa, idest mundi et carnis.
Mariae, Mediatricis omnium gratiarum adoratio Divini Infantis incumbentes nobis impetrent penetrationem omnia plena sunt.
Et dimisi explicabunt perspectivae, et psallam tibi caeli et universis animantibus quae Regina: Gloria in altissimis Deo, et in terra pax hominibus bonae voluntatis.

Photobucket


Et signum magnum apparuit in cælo: Mulier amicta sole, et luna sub pedibus eius et in capite eius corona stellarum duodecim.


Et peperit filium masculum, qui recturus erat omnes gentes in virga ferrea. Filius eius ad Deum et ad thronum eius et raptus.

Augusto de Piabetá - Blog Católico