Banner

Marcadores

1

2

3

4


5

AddThis Smart Layers

Rio de Janeiro

Santa Sé


sexta-feira, 23 de maio de 2014

[catolicos_respondem] AMOR DO PRÓXIMO !! Som !






















  • AMOR DO PRÓXIMO!!


**********************


 

Na Liturgia da Palavra de hoje – 23 de Maio – A e 6ª-Feira do 5º Domingo da Páscoa, Jesus, ainda na continuação da celebração do Bom Pastor, e como reflexo do amor do Pai, faz o elogio do amor ao próximo :

-" O Meu mandamento é este : Que vos ameis uns aos outrros, como Eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pdlos seus am igod".(Jo.1512).



"Amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a nós mesmos !"



É uma crença católica que é pecado não praticar o Amor do Próximo, ainda que seja um inimigo.

Isto exige que tenhamos um Amor ilimitado ao Próximo, isto é, a todas as pessoas, não apenas àquelas que nos amam, mas até às que nos querem mal, porque só assim se entende o que é um amor cristão, um Amor ao Próximo...

Esta forma de amor é o sinal por excelência da contradição do mundo com o seu ódio, a sua auto-suficiência e o seu egoísmo.

O Amor Do Próximo é a fonte da unidade da Igreja e o mais evidente sinal da presença do Espírito Santo, porque o Espírito Santo é a fonte da caridade, (do Amor).

O verdadeiro Amor do Próximo revela o amor de Deus por nós, é fiel, desinteressado e fonte de paz.

O Amor do Próximo fundamenta-se na Eucaristia e dela tira toda a sua forma, pois a Eucaristia é o modelo de todo o Amor do Próximo.

Amando-nos uns aos outros encontramos formalmente Cristo, o Qual ama o próximo e nos leva a crer no Amor do Próximo como Ele faz.

Diz o Catecismo da Igreja Católica :

2196. – Respondendo à questão posta sobre o primeiro mandamento, Jesus disse : «O primeiro é : "Escuta, Israel ! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de toda a tua mente e de todas as tuas forças !". O segundo é este : "Amarás o teu próximo como a ti mesmo". Não há qualquer mandamento maior do que estes».(Mt.12,29-31).

E o apóstolo S. Paulo lembra :

- «Quem ama o outro cumpre a lei. É que os mandamentos que dizem : "Não cometerás adultério, não matarás, não furtarás, não hás-de cobiçar", bem como qualquer outro mandamento, resumem-se nestas palavras : amarás ao próximo como a ti mesmo. A caridade não faz mal ao próximo. Portanto, a caridade é o pleno cumprimento da lei».(Rm.13,8-10).

E quem é o nosso próximo ? Basta ler a Parábola do Bom Samaritano em Lucas capítulos 10,25 e seguintes.

Sobre o Amor de Deus e o Amor do Próximo, os Livros do Novo Testamento estão cheios de referências.

A Liturgia da Palavra de hoje assenta toda no amor de Deus e, consequentemente, também, no amor do próximo.

O próximo, não é um mito, é todo aquele que se encontra em qualquer espécie de necessidade, que precisa de ajuda, que tem muitas carências humanas, familiares, emocionais, que precisa de amor.

E Jesus assim nos recomenda :

-"Vós sereis Meus amigos se fizerdes o que Eu vos mando (...) Chamei-vos amigos poque tudo quanto ouvi de Meu Pai vo-lo dei a conhecer".(Jo.15,14).

E é assim que nós temos que fazer para amarmos também o nosso próximo.



John


Nascimento















__._,_.___



Enviado por: "John A. Nascimento" <nascimentoja@Shaw.ca>




Responder através da web







através de email



Adicionar um novo tópico



Mensagens neste tópico (1)





Visite seu Grupo





Privacidade • Sair do grupo • Termos de uso

















.






__,_._,___

Nenhum comentário:

  • -

 


Apoio


Blood Mney

Emocionante! Deus é perfeito!




Quis homo bonae voluntatis donut authenticum non ab homine, sed ab eo qui misericors. Cessationem omnium pax includit accipiat vester pugnat contra Diabolum crebri sociis gloriosa, idest mundi et carnis.
Mariae, Mediatricis omnium gratiarum adoratio Divini Infantis incumbentes nobis impetrent penetrationem omnia plena sunt.
Et dimisi explicabunt perspectivae, et psallam tibi caeli et universis animantibus quae Regina: Gloria in altissimis Deo, et in terra pax hominibus bonae voluntatis.

Photobucket


Et signum magnum apparuit in cælo: Mulier amicta sole, et luna sub pedibus eius et in capite eius corona stellarum duodecim.


Et peperit filium masculum, qui recturus erat omnes gentes in virga ferrea. Filius eius ad Deum et ad thronum eius et raptus.

Augusto de Piabetá - Blog Católico