Banner

Marcadores

1

2

3

4


5

AddThis Smart Layers

Rio de Janeiro

Santa Sé


sexta-feira, 23 de maio de 2014

[catolicos_respondem] IGREJA PERSEGUIDA E RENOVADA Som !























  • IGREJA PERSEGUIDA E RENOVADA





Na Liturgia da Palavra de hoje – 24 de Maio – A, anunciado por S. João, Jesus, fez uma importantíssima revelação e recomendação aos Seus mais íntimos discípulos, os responsáveis pela Sua Igeja, a que se resolveu chamar :O ódio do mundo,.

E depois de falar do aborrecimento do mundo, disse :

-"Se a Mim Me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a Minha Palavra, também giardarão a vossa. Mas tudo isto vos farão por causa do Meu nome, por não reconhecerem Aquele que Me enviou".(Jo.15,30-31).

Nós hoje sabemos que, desde os tempos Apostólicos, sempre a Igreja foi perseguida e muitos dos fiéis cristãos, foram martirizados em Nome de Jesus.

E as perseguições continuaram através dos tempos, sempre em moldes diferentes, conforme as mentalidades religiosas que se foram formando, como também não deixaram de continuar a existir os fiéis cristãos a crescer e a darem a sua vida pelo Nome de Jesus, de tal modo que, mesmo nas mais diversas perseguições, a Igreja apesar das suas limitações humanas, sempre tem mostrado ao Mundo que Jesus tem cumprido a Sua promessa de estar com Ela até ao fim do mundo.

Esta é a nossa fé e a nossa força humana e divina.

E por causa disso, a Igreja sempre actual e actuante, não deixa de se renovar constantemente, acompanhando o progresso social, religioso e político e usando todos os meios técnicos mais apurados.

E assim, muitas coisas se têm mudado na Igreja e isto pode causar alguns reparos por parte de cristãos menos esclarecidos.

A primeira razão é uma necessidade positiva de uma atitude de esperança perante o revolucionário desenvolvimento que nós constatamos à nossa volta.

Parece claro que a Humanidade está sempre a caminhar para uma nova era : é a vida da terra num desenvolvimento social, político, económico e, naturalmente, religioso, absolutamente drástico e cada vez mais rápido e contrastante.

Em todos os tempos da história houve confusões, falsos conceitos sobre o viver humano, tentativas de esperança, esforços frustrados e uma série enorme de conflitos na tentativa de encontrar um futuro melhor para a Humanidade.

Não nos deve surpreender que os Cristãos - isto é, a Igreja Católica - partilhe das perturbações e dos sofrimentos da sociedade.

Seria causa de alarme se a Igreja - que somos nós todos - ficasse impávida e serena, sem se deixar envolver no desenvolvimento que, muitas vezes até nasce dos próprios problemas com que nos debatemos.

Apesar dos sofrimentos e das suas consequências, a renovação da Igreja é um factor positivo que incrivelmente a envolve, restaura e também a rejuvenesce, dando-lhe uma realidade perfeitamente actual e humana.

A Igreja que é o Povo de Deus, sem mudar a sua doutrina, pode todavia actualizar as maneiras de a ensinar, usando os meios ao seu alcance de harmonia com os progressos da vida, para benefício dos seus membros.

Assim, pode haver mudanças renovadoras na disciplina, bem como na liturgia e na pastoral.

O Concílio Vaticano II publicou um Decreto sobre o Ecumenismo e outro sobre os Meios de comunicação social, que nos mostram como a Igreja constantemente tenta a sua renovação.

O Decreto sobre o Ecumenismo diz :

- Toda a renovação da Igreja consiste essencialmente numa maior fidelidade à própria vocação. Esta é, sem dúvida, a razão do movimento para a unidade. A Igreja peregrina é chamada por Cristo a essa reforma perene. Como instituição humana e terrena, a Igreja necessita perpetuamente desta reforma. Assim, se em vista das circunstâncias das coisas e dos tempos houve deficiências, quer na moral, quer na disciplina eclesiástica, quer também no modo de ensinar a doutrina - modo que deve cuidadosamente distinguir-se do próprio depósito da fé - tudo seja recta e devidamente restaurado no momento oportuno.(UR 6).

E quanto ao uso dos Meios de Comunicação social, diz o Decreto :

- À Igreja, pois, compete o direito nativo de usar e de possuir toda a espécie destes meios, enquanto são necessários ou úteis à educação cristã e a toda a sua obra de salvação das almas. (IM 3).

Todos os membros do Povo de Deus, que é a Igreja, devem tentar ser suficientemente compreensivos e humildes para aceitarem as normas de renovação que constantemente se vão verificando, fazendo um voto de confiança no saber e poder dos que nos governam, o Magistério da Igreja.



John




Nascimento









__._,_.___



Enviado por: "John A. Nascimento" <nascimentoja@Shaw.ca>




Responder através da web







através de email



Adicionar um novo tópico



Mensagens neste tópico (1)





Visite seu Grupo





Privacidade • Sair do grupo • Termos de uso















.






__,_._,___

Nenhum comentário:

  • -

 


Apoio


Blood Mney

Emocionante! Deus é perfeito!




Quis homo bonae voluntatis donut authenticum non ab homine, sed ab eo qui misericors. Cessationem omnium pax includit accipiat vester pugnat contra Diabolum crebri sociis gloriosa, idest mundi et carnis.
Mariae, Mediatricis omnium gratiarum adoratio Divini Infantis incumbentes nobis impetrent penetrationem omnia plena sunt.
Et dimisi explicabunt perspectivae, et psallam tibi caeli et universis animantibus quae Regina: Gloria in altissimis Deo, et in terra pax hominibus bonae voluntatis.

Photobucket


Et signum magnum apparuit in cælo: Mulier amicta sole, et luna sub pedibus eius et in capite eius corona stellarum duodecim.


Et peperit filium masculum, qui recturus erat omnes gentes in virga ferrea. Filius eius ad Deum et ad thronum eius et raptus.

Augusto de Piabetá - Blog Católico