Banner

Marcadores

1

2

3

4


5

AddThis Smart Layers

Rio de Janeiro

Santa Sé


sábado, 24 de maio de 2014

[catolicos_respondem] HISTÓRIA DA SALVAÇÃO - 6o DOMINGO DA PÁSCOA - A Som !
























HISTÓRIA DA SALVAÇÃO



(015) -6º DOMINGO DA PÁSCOA - A



GUARDAI OS MANDAMENTOS



 

É esta a voz da Igreja através da Liturgia da Palavra de hoje – 6º Domingo da Páscoa - A, para nos lembrar que Deus, desde o princípio, manifestou-se a Si mesmo aos nossos primeiros pais.

E após a sua queda, Deus prometeu-lhes a Redenção, como esperança de salvação quando disse à serpente :

- "Farei reinar a inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Ela esmagar-te-á a cabeça, ao tentares mordê-la no calcanhar". (Gen.3,15).

E a partir daquele momento, Deus tomou incessantemente cuidado da raça humana, com o Seu Concurso Divino, no sentido de lhe garantir a salvação :





- "Àqueles que com perseverança no bem procuram a glória, a honra e a incorrupção, dar-lhes-á a vida eterna". (Rom.2,7).

No devido tempo chamou Abraão para fazer dele o pai dum grande povo :

- "Farei de ti um grande povo, abençoar-te-ei, engrandecerei o teu nome e serás uma fonte de bênçãos". (Gen. 12,2).

Depois dos patriarcas, instruiu o seu povo por meio de Moisés e dos profetas, para que O reconhecessem como único Deus vivo e verdadeiro, pai previdente e juiz justo, e para que esperassem o Salvador prometido; assim preparou Deus através dos tempos com o Seu Concurso Divino, o caminho do Evangelho. (cf. DV 3).

Depois Deus enviou seu Filho, o Verbo eterno, que ilumina todos os homens, para habitar entre os homens e manifestar-lhes a vida íntima de Deus, o qual, por palavras e obras, sinais e milagres, e sobretudo com a sua morte e gloriosa ressurreição, completou totalmente e confirmou a divina revelação, isto é, o plano de Deus para a nossa salvação.

Cristo fundou a sua Igreja, confiando aos seus Apóstolos a missão de transmitir a divina revelação, mandou que pregassem a todos, como fonte de toda a verdade salutar e de toda a disciplina de costumes, o Evangelho prometido antes pelos profetas e por Ele cumprido e promulgado pessoalmente, comunicando-lhes assim os dons divinos.

Os Apóstolos, transmitindo o que eles mesmos receberam, advertem os fiéis a que observem as tradições que tinham aprendido quer por palavras quer por escrito e a que lutem pela fé recebida duma vez para sempre.

A tradição apostólica progride na Igreja sob a assistência do Espírito Santo.

-"Se Me amardes, guardareis os Meus mandamentos. E Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outo Consolador para estar convosco para sempre, o Espírito de verdade que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas que vós conheceis porque habita convosco e está em vós".(Jo.14,15-17).

As afirmações dos Santos Padres testemunham a presença vivificadora da Tradição, cujas riquezas entram na prática e na vida da Igreja crente e orante.

A sagrada Tradição e a Sagrada Escritura estão intimamente unidas e compenetradas entre si, porque derivam da mesma fonte divina e fazem como que uma coisa só e tendem ao mesmo fim.

Constituem um só depósito da sagrada palavra de Deus, confiado à Igreja.

O encargo de interpretar autenticamente a palavra de Deus, escrita ou contida na Tradição, foi confiado só ao Magistério vivo da Igreja, cuja autoridade é exercida em nome de Jesus Cristo.

Além da Constituição Dogmática do Concílio Vaticano II sobre a Revelação Divina - Dei Verbum - o Catecismo da Igreja Católica trata da Revelação no seu Capítulo Segundo - Deus ao encontro do homem.

Pois é neste encontro de Deus com o homem que se devem guardar os Mandamentos, que ainda são os mesmos que Deus gravou em letras de fogo no cimo do Monte Sinai a Moisés e que com base nessas leis, a Igreja catalogou os Dez Mandamentos desta forma :

1)- Adorar a Deus e amá-Lo sobre todas as coisas.

2)- Não invocar o santo nome de Deus em vão.

3)- Santificar os domingos e Festas de Guarda.

4) Honrar pai e mãe (e os outros legítimos superiores).

5)- Não matar (nem causar outro dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo).

6)- Guardar castidade nas palavras e nas obras.

7)- Não furtar (nem injustamente reter ou danificar os bens do próximo).

8)- Não levantar falsos testemunhos (nem de qualquer outro modo faltar à verdade ou difamar o próximo).

9)- Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos.

10)- Não cobiçar as coisas alheias.

Estes dez Mandamentos encerram-se em dois que são :

* Amar a Deus sobre todas as coisas,

* E ao próximo como a nós mesmos.

Linda mensagem, sempre actual para os nossos tempos.



John Nascimento


o




__._,_.___



Enviado por: "John A. Nascimento" <nascimentoja@Shaw.ca>




Responder através da web







através de email



Adicionar um novo tópico



Mensagens neste tópico (1)





Visite seu Grupo





Privacidade • Sair do grupo • Termos de uso















.






__,_._,___

Nenhum comentário:

  • -

 


Apoio


Blood Mney

Emocionante! Deus é perfeito!




Quis homo bonae voluntatis donut authenticum non ab homine, sed ab eo qui misericors. Cessationem omnium pax includit accipiat vester pugnat contra Diabolum crebri sociis gloriosa, idest mundi et carnis.
Mariae, Mediatricis omnium gratiarum adoratio Divini Infantis incumbentes nobis impetrent penetrationem omnia plena sunt.
Et dimisi explicabunt perspectivae, et psallam tibi caeli et universis animantibus quae Regina: Gloria in altissimis Deo, et in terra pax hominibus bonae voluntatis.

Photobucket


Et signum magnum apparuit in cælo: Mulier amicta sole, et luna sub pedibus eius et in capite eius corona stellarum duodecim.


Et peperit filium masculum, qui recturus erat omnes gentes in virga ferrea. Filius eius ad Deum et ad thronum eius et raptus.

Augusto de Piabetá - Blog Católico