Banner

Marcadores

1

2

3

4


5

AddThis Smart Layers

Rio de Janeiro

Santa Sé


quarta-feira, 7 de maio de 2014

[catolicos_respondem] EUCARISTIA NA ECONOMIA DA SALVAÇÃO Som !

 











EUCARISTIA NA ECONOMIA DA SALVAÇÃO 




Na Liturgia da Palavra de hoje – 8 de Maio – A, Jesus volta a afirmar : 

- "Se alguém comer deste pão viverá eternamente; e o Pão que Eu hei-de dar é a Minha carne para a vida do mundo".(Jo.6,51). 

Uma linguagem incompreensível para aquele tempo, mas Jesus vai continuando a insistir nela, apresentando-se como Filho do Pai eterno : 

-"Assim como o Pai, que vive, Me enviou, e Eu vivo pelo Pai, assim também o que Me come, viverá por Mim".(Jo.6,57). 

Já o dissemos aqui, a Eucaristia não é indispensável para a salvação, todavia, a Eucaristia tem a sua parte importante para a caminhada da salvação, e sobre isso temos a orientação do Catecismo da Igreja Católica que, ao falar dos Sinais do Pão e do vinho, diz : 

1333. – No centro da celebração da Eucaristia temos o pão e o vinho, que pelas palavras de Cristo e pela invocação do Espírito Santo se tornam Corpo e Sangue do mesmo Cristo. Fiel à ordem do Senhor, a Igreja continua a fazer, em memória d'Ele e até à sua vinda gloriosa, o que Ele fez na véspera da sua Paixão : «Tomou o pão...», «Tomou o cálice com vinho...». Tornando-se misteriosamente Corpo e Sangue de Cristo, os sinais do pão e do vinho continuam a significar também a bondade da Criação. Por isso, na apresentação das oferendas, nós damos graças ao Criador pelo pão e pelo vinho, fruto «do trabalho do homem», mas primeiramente «fruto da terra» e «da videira», dons do Criador. A Igreja vê, no gesto de Melquisedec, rei e sacerdote, que trouxe «pão e vinho»(Gn14,18), uma prefiguração da sua própria oferenda. 

A Eucaristia é uma celebração sacramental em que : 

* A Palavra de Deus é proclamada e respondida na fé. 

* O sacerdote consagra o pão e o vinho que se tornam no Corpo e no Sangue de Cristo pelo poder do Espírito Santo. 

* Os participantes recebem a Comunhão neste Sagrado Banquete. 

1334. – Na Antiga Aliança, o pão e o vinho são oferecidos entre as primícias da terra, em sinal de reconhecimento ao Criador. Mas também recebem um novo significado no contexto do Êxodo : os pães ázimos, que Israel come todos os anos na Páscoa, comemoram a pressa da partida libertadora do Egipto; a lembrança do maná do deserto recordará sempre a Israel que é do pão da Palavra de Deus que ele vive. Finalmente, o pão de todos os dias é o fruto da terra prometida, penhor da fidelidade de Deus às suas promessas. O «cálice da bênção»(1 Cor.10,16), no fim da ceia pascal dos judeus, acrescenta à alegria festiva do vinho uma dimensão escatológica – a da expectativa messiânica do restabelecimento de Jerusalém. Jesus instituiu a Eucaristia, dando um sentido novo e definitivo à bênção do pão e do cálice. 

Jesus proclamou que o cálice que vem desde a Criação, era o seu sangue e é o alimento do nosso sangue; Ele afirmou que o pão que vem desde a Criação era o seu Corpo e é o alimento do nosso corpo. Quando o cálice e o pão recebem a Palavra de Deus, os elementos eucarísticos tornam-se o Corpo e o Sangue de Cristo pelos quais os nossos corpos vivem e crescem. 

1335. – Os milagres da multiplicação dos pães – quando o Senhor disse a bênção, partiu e distribuiu os pães pelos seus discípulos para alimentar a multidão -, prefiguram a superabundância deste pão único da Sua Eucaristia. O sinal da água transformada em vinho em Caná anuncia desde logo a «hora» da glorificação de Jesus. E manifesta o cumprimento do banquete das núpcias no Reino do Pai, onde os fiéis beberão do vinho novo tornado Sangue de Cristo. 

A vinha plantada no campo, a seu tempo produz fruto. A semente lançada à terra, morre para produzir depois frutos abundantes. Cristo morreu mas ressuscitou glorioso e deixou-nos como alimento o Seu Corpo e Sangue, a Eucaristia. 

1336. – O primeiro anúncio da Eucaristia dividiu os discípulos, tal como o anúncio da Paixão os escandalizou : «Estas palavras são insuportáveis ! Quem as pode escutar?»(Jo.6,60). A Eucaristia e a Cruz são pedras de tropeço. É o mesmo mistério e continua a ser motivo de divisão. «Também vos quereis ir embora?» (Jo.6,67). Esta pergunta do Senhor ecoa através dos tempos, como convite do seu amor a que descubramos que só Ele tem «palavras de vida eterna»(Jo.6,68) e que acolher na fé o dom da Eucaristia é acolhê-l'O a Ele mesmo. 

A nossa resposta às «palavras da vida eterna» são o nosso compromisso de fé e de fidelidade que se manifesta pelo nosso acolhimento interior e pela nossa apresentação exterior, respeitosa e convicta para a recepção da Eucaristia na Sagrada Comunhão. 

Só desta maneira a Eucaristia é penhor de garantia na Economia da Salvação. 



John
Nascimento 













__._,_.___





• 



• 

através de email 

• 


• 











Privacidade • Sair do grupo • Termos de uso

















.




__,_._,___

Nenhum comentário:

  • -

 


Apoio


Blood Mney

Emocionante! Deus é perfeito!




Quis homo bonae voluntatis donut authenticum non ab homine, sed ab eo qui misericors. Cessationem omnium pax includit accipiat vester pugnat contra Diabolum crebri sociis gloriosa, idest mundi et carnis.
Mariae, Mediatricis omnium gratiarum adoratio Divini Infantis incumbentes nobis impetrent penetrationem omnia plena sunt.
Et dimisi explicabunt perspectivae, et psallam tibi caeli et universis animantibus quae Regina: Gloria in altissimis Deo, et in terra pax hominibus bonae voluntatis.

Photobucket


Et signum magnum apparuit in cælo: Mulier amicta sole, et luna sub pedibus eius et in capite eius corona stellarum duodecim.


Et peperit filium masculum, qui recturus erat omnes gentes in virga ferrea. Filius eius ad Deum et ad thronum eius et raptus.

Augusto de Piabetá - Blog Católico